
A trajetória do carisma Santos Anjos é repleta de fatos enriquecedores que ajudaram a construir a sua identidade e missão.
São inúmeras histórias e pessoas alcançadas nesses quase 30 anos de vocação. Mas, talvez, muitas pessoas ainda não conheçam detalhes importantes dessa trajetória.
Como já dizia Santo Agostinho: “Ninguém ama aquilo que não conhece.” E para que mais pessoas vivenciem esse carisma, é preciso que mais gente saiba sobre essa história tão bela!
Então, que tal mergulhar conosco na riqueza desse carisma? Acompanhe até o final!
#1. Comunidade Santos Anjos é uma Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano
A Comunidade Católica Santos Anjos nasceu no bairro de Itaipu, na região oceânica de Niterói-RJ, no dia 17 de julho de 1993.
Em 10 de julho de 2008, foi reconhecida como Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano com a aprovação de seus Estatutos, Regra e Constituições, através de Decreto do então Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, OP.
As associações de fiéis são grupos de pessoas batizadas, clérigos ou leigos ou ambos juntos, que se reúnem com um propósito e apostolado comuns. Assim, buscam uma vida de dedicação apostólica maior. Mas as associações são distintas dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.
A Igreja utiliza o termo “associação” para se referir às organizações eclesiais de fiéis, com ou sem personalidade jurídica, constituídos para desenvolver juntos algum aspecto da vida cristã, ou viver segundo o espírito de algum mestre espiritual (cf. cânones 215 e 303).
A Comunidade Santos Anjos é um carisma de Vida Secular, ou seja, não se conserva em uma moradia e rotina em comum, mas compartilham encontros comunitários com muita frequência.
Atualmente a Comunidade Santos Anjos tem 150 membros entre 1o e 2º elos e voluntários.
Também, com o transbordar da missão, a Comunidade tem 3 Casas Missionárias: Casa Mãe (Itaipu – Niterói), Casa de Maria e o Espaço Céu Aberto, (Casa Missionária em São Gonçalo).
Há ainda os chamados Núcleos Missionários de Aliança, que estão fora da região da casa mãe, mas irradiam o carisma Santos Anjos em suas localidades, e seus membros consagram suas vidas da mesma maneira.
Hoje existem 4 destes Núcleos Missionários de Aliança:
Em Brasília, em São Fidelis (Diocese de Campos-RJ), em Arraial do Cabo (Arquidiocese de Niterói-RJ) e Lisboa (Diocese de Setúbal – Portugal).
#2. Carisma Santos Anjos, por que esse nome?
O Nome deve-se principalmente à nossa missão: Deus chamou os membros do carisma Santos Anjos a permanentemente imitar os Anjos, especialmente quando se fala em zelo pela realização da vontade do Pai.
O Nome Santos Anjos tem origem nos primeiros irmãos da Comunidade. Naquele tempo, em todos os momentos de oração e louvor, percebia-se notoriamente a presença dos Anjos de Deus que evidenciaram para todos uma santa companhia, uma alegre certeza de estarmos juntos no caminhar.
Também quando a Comunidade recebia o convite para uma missão, dirigia-se normalmente em ônibus, com muitos missionários às cidades e Dioceses. E desse modo começaram a nos chamar de Anjos que traziam as mensagens de Deus.
Em tudo o que somos e fazemos, sentimos vivamente a intercessão dessas criaturas espirituais, que são os maiores conhecedores no que diz respeito à missão, louvor e adoração a Deus.
Seja então nas mais diversas atividades que a Comunidade esteja desenvolvendo, expressamos nossa devoção e profunda unidade e comunhão com os Anjos de Deus.
#3. O “TAU” Santos Anjos
Você já deve ter reparado que membros consagrados da Comunidade Santos Anjos trazem em seu peito um Tau – que é semelhante a uma cruz – mas você sabe o que ele significa?
O “TAU” que é recebido no ato da consagração, se apresenta como um sinal de pertencimento e fidelidade ao carisma de fundação.
Dessa maneira, ele é como símbolo da Comunidade e sinal exterior de nossa consagração a Deus. É o reflexo do compromisso professado e sinal visível do nosso carisma.
Assim, confeccionado com madeira nobre e sustentado por um cordão próprio de cor marrom escuro, o “TAU” SANTOS ANJOS, tem em sua parte horizontal frontal, escrito a fogo, Ieshuah – Deus Salvador, Jesus, a razão do nosso “Anúncio”.
Já na parte vertical inferior e posterior aparece ao “pé da cruz”, gravado também a fogo, a marca de nossa consagração a Maria Santíssima.
Também simbolizando nossas imperfeições e fraquezas, a parte vertical superior do “TAU” se apresenta como uma “corcova estilizada”, pela qual Deus nos sustenta no caminho da vida consagrada. Porque é quando reconhecemos a nossa fraqueza que somos fortalecidos (Cf. 2Cor 12, 10).
Aquele que já é consagrado da Comunidade e deixa de usar o “TAU”, é como que se espiritualmente estivesse “nu”, negando diante de Deus, da Igreja e dos irmãos, sua consagração.
Assim, o “TAU” Santos Anjos não pertence à pessoa, mas à Comunidade que o confere àqueles que nela se consagram.
#4. A evangelização com os casais
Existe uma graça especial, parte constitutiva do nosso carisma, que é, sem dúvida, a evangelização de casais.
Desde o início, pelo fato do nosso fundador e cofundadora formarem uma família e sempre contarem com muitos casais, Deus nos deu essa missão tão especial.
E ainda existe o fato de que muitos dos jovens que se conheceram na Comunidade Santos Anjos, namoraram, noivaram, casaram e começaram formar famílias que hoje dão um bonito testemunho vocacional.
Tudo isso se caracteriza como sinal real de Deus que nos impulsiona a continuar e aprimorar a missão.
Assim, nos dedicamos com afinco ao desenvolvimento de um apostolado específico para casais, visando o pastoreio, a vivência de nossa espiritualidade e a formação cristã básica, proporcionando um ambiente de acolhimento e partilha como um lugar seguro de progresso no caminho de conversão.
#5. Missões internacionais
Como graça especial, o carisma Santos Anjos andou por terras distantes, realizando durante alguns anos uma missão especial no Canadá.
Foi um tempo intenso de evangelização em Calgary, que é a maior cidade da província canadense de Alberta.
No ano de 2009, recebemos a visita de nosso fundador naquela cidade. Foram dezenas de palestras e reflexões em Grupos Carismáticos de Oração. Assim pudemos testemunhar a força espiritual do anúncio do “acolhimento restaurador” do carisma Santos Anjos.
Houve também o encontro com o Bispo Diocesano de Calgary, Dom Frederic Henry para testemunharmos as graças que o Senhor realizou nesse tempo.
E por falar em missão internacional, a Comunidade Santos Anjos também realizou uma missão especial em Portugal, na Diocese de Santarém. Nessa localidade servimos auxiliando durante um ano no apostolado e catequese de Paróquias do interior da região de Pedrógrão e Assentis.
Agora que você conhece esses aspectos tão importantes da história do Carisma Santos Anjos, que tal compartilhar a riqueza desse carisma com mais pessoas?
Leia também: Os Patronos da vocação Santos Anjos