
Antes de mais nada, a Igreja celebra a Festa dos Arcanjos no dia 29. Apensando nisso, selecionamos alguns fatos sobre esses patronos da vocação Santos Anjos que a tradição, os santos e a Palavra de Deus nos ensinam. Será que você já conhece bem cada deles?
Os Arcanjos fazem parte da terceira hierarquia de anjos, além disso, possuem um papel importante e fundamental na criação e no plano de salvação de Deus para a humanidade.
Talvez essa seja uma das principais curiosidades sobre os Arcanjos , mas existem muitas outras. Vamos conferir fatos que a igreja nos conta sobre os Arcanjos? Boa leitura!
Mas, Anjos e Arcanjos são iguais?
Antes de tudo, precisamos diferenciar Arcanjos dos demais Anjos! Na hierarquia angelical existem diversas características e funções que definem a missão dada por Deus a cada um.
Conforme São Gregório Magno dizia:
“Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos”.
#1 Primeiro fato sobre os Arcanjos
Em primeiro lugar, a palavra Arcanjo vem da junção das expressões em Grego “ARKHON (Arc)” mais “ANGELOS (anjo)”, que significam respectivamente “principal” e “mensageiro”.
Em outras palavras, Arcanjo significa principal mensageiro e designa a missão específica que Deus concedeu a estes seres espirituais: lutar perseverantemente contra Satanás e seus anjos do mal.
#2 A Igreja reconhece o nome de 3 Arcanjos
Conforme a tradição da Igreja nos ensina, conhecemos oficialmente o nome de 3 Arcanjos. Porém, diante das passagens citadas a seguir, acredita-se que existem mais 5 Arcanjos na corte celeste, totalizando 7 Arcanjos:
Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor” (Tb 12,15).
Embora sejam mencionados outros nomes, como o de Uriel, Barachiel ou Baraquiel, Jehudiel e Saeltiel, aparecendo nos livros apócrifos de Enoc, o quarto livro de Esdras e em literatura rabínica; em contrapartida, a Igreja católica só reconhece os nomes de três dos sete Arcanjos que foram revelados no Antigo Testamento:
Gabriel (Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19.26);
Miguel (Dn 10,13.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,1);
Rafael (Tb 12,15; 3,17).
Desse modo, a Igreja celebra solenemente no dia 29 de setembro apenas a festa dos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel. Sabia disso?
#3 São mensageiros de assuntos importantes
Outro fato sobre os Arcanjos é que eles possuem uma missão específica na hierarquia angelical. Porém, o curioso é que eles se encontram na corte mais alta dessa hierarquia.
Esses seres celestiais são encarregados de transmitir grandes mensagens de Deus para a humanidade. Vejamos nas escrituras:
SÃO GABRIEL:
Assim narra o livro de Daniel:
“(…) Gabriel, o ser que eu havia visto antes em visão. Deu-me, para meu conhecimento, as seguintes explicações: ‘Daniel, vim aqui agora para te informar’ (…)” (Dn 9,21-22).
Também em outro momento, ainda mais importante na história de salvação da humanidade, vemos o Arcanjo São Gabriel anunciando à Virgem Maria a encarnação do filho de Deus:
“No sexto da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27).
SÃO RAFAEL
Ainda no Antigo Testamento, narrando fatos sobre os Arcanjos, conhecemos sobre o Arcanjo Rafael – o responsável pela instrução e cura da cegueira do pai do jovem Tobias.
Tobias, ao entrar no rio para lavar os pés, foi surpreendido por um enorme peixe e o arcanjo então lhe orientou: “Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. (…) Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes” (Tb 6,4-5).
Da mesma forma aparece nos versículos em Tb 15,14: “Agora o Senhor enviou-me para curar-te”.
Também, um dos fatos sobre os Arcanjos, é que Rafael foi o grande libertador que fez desaparecer a epidemia na cidade de Córdoba.
SÃO MIGUEL:
Dentre os fatos sobre os Arcanjos, este devotado e bastante conhecido como aquele que derrota o mal, é citado no livro do Apocalipse:
“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles” (Ap 12,7-8).
Por isso, São Miguel tornou-se um grande auxílio nos combates espirituais, bem como um grande exemplo de adorador divino. A Igreja o definiu este Arcanjo como guardião celeste e encarregado de levar as almas ao céu.
É também o defensor e protetor do povo de Deus, além de ser o padroeiro da Igreja Católica. Ele tem a grande tarefa de resgatar os fiéis do poder de Satanás, de maneira especial no momento da morte.
São Miguel é o chefe supremo do exército celestial!
#4 São seres puramente espirituais
Apesar de os Arcanjos não possuírem corpos, em vários momentos da história da salvação eles se manifestaram de forma visível. Ou seja, por não possuírem corpo, são seres imateriais e imortais.
Conforme indica o Catecismo da Igreja:
“Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade (…) Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis” (Cf. CIC § 330).
#5 São os mais próximos dos seres humanos
A Igreja desde Pseudo-Dionísio, Padre do século VI, enumera três hierarquias de anjos de acordo com suas funções, naturezas e com sua proximidade aos seres humanos, sendo a terceira a mais próxima da humanidade.
- Na primeira: estão os Serafins, Querubins e Tronos.
- Na segunda: Dominações, Virtudes e Potestades.
- E na terceira: estão os Principados, Arcanjos e Anjos.
Assim, dentre as aparições dos Arcanjos aos seres humanos no Antigo Testamento está o momento em que São Rafael apresentou-se ao jovem Tobias como companheiro de viagem (cf. Tb 5,5-6).
Por fim, sejamos amigos dos Arcanjos
Portanto, reconhecendo com a Igreja os fatos sobre os Arcanjos que nos inspiram a buscar a salvação, com alegria celebremos o dia 29, dia dos Arcanjos. Que eles despertem em toda Igreja uma maior devoção.
Enfim, cresçamos na amizade com os Arcanjos, pedindo pela proteção e graças alcançadas junto de Deus!