
Cada pessoa tem uma missão particular que pode ser entendida como uma vocação profissional, religiosa ou mesmo humana. Contudo, vale ressaltar que cada homem só se sente completamente preenchido quando encontra e corresponde a vocação feita para si.
Essa vocação, foi pensada por Deus em um plano de realização perfeita, felicidade plena e a paz verdadeira, mesmo em meio aos desafios próprios do dia a dia. Sendo assim, podemos dizer que descobrir a sua missão específica é a forma de aqui ser feliz.
Caso você ainda tenha dúvida disso, reunimos 7 motivos que vão ajudá-lo a perceber o quão importante esse processo pode ser para a sua vida.
1 – Deus que criou você e escolheu o melhor caminho
Você não surgiu do nada! Pelo contrário, você foi sonhado, pensado, desejado por Deus. Ele criou você e, por isso, escolheu para você uma missão muito específica.
Por este motivo, e por ter sido pensando de modo tão especial, não tenha medo de descobrir e de aderir o caminho que Deus tem para a sua vida!
2 – Só na vontade de Deus há felicidade
São Francisco de Assis era um jovem que tinha sua vida cheia de regalias, no entanto, ao encontrar o Senhor, Francisco percebeu o que realmente importava. Logo, esta é a verdade: só na vontade de Deus há felicidade plena.
A vontade de Deus preenche o nosso coração de uma alegria e de uma paz tão grande que não conseguimos descrever. E essa experiência é fruto de uma adesão verdadeira à vocação que Ele mesmo sonhou para nós.
3 – O testemunho da fé dos santos e santas
A vida de Santa Teresinha do Menino Jesus é um motivo para você descobrir sua vocação. Muito jovem, ela tornou-se carmelita, como as irmãs, e assim viveu até seus 24 anos de idade. O que faria uma jovem decidir por Deus tão fortemente?
Muitos outros santos, Santa Teresa de Calcutá, que viveu a missão em meio aos pobres, São João Paulo II, que viveu a missão de ser papa na Igreja, e São Camilo Léllis, que viveu sua missão com os enfermos. Cada um deles podem nos apontar com sua vida, motivos para descobrirmos nossa vocação.
4 – A realização pessoal que está na doação
A essência de cada missão e de cada vocação é baseada na doação, ou seja, nós existimos e vivemos para o outro. Quanto mais vivermos a experiência da doação, mais felizes e completos seremos.
5 – Dar sua vida em favor da vida dos irmãos
Conta-se que, certa vez, um jornalista falou para Madre Teresa de Calcutá que não teria coragem de fazer o que ela fazia com os pobres nem por 1 milhão de dólares.
No mesmo instante, a religiosa respondeu que também não teria, pois aquilo só poderia ser feito por e com amor, nunca por dinheiro. É essa a experiência que aqueles que escolhem gastar a vida em favor dos irmãos sentem.
6 – Para evangelizar os homens e mulheres desse tempo
Existem pessoas que só serão evangelizadas por meio do seu sim a Deus. Quando entendemos isso, nós nos apressamos em corresponder ao chamado de Deus. Ele deseja que anunciemos o seu amor e a sua misericórdia aos homens e mulheres desse tempo.
Para isso, precisamos abraçar a nossa vocação com plenitude. Dessa forma, potencializamos a nossa missão com a graça de Deus!
7 – Por amor à Igreja e a sua missão
Como dissemos no início, cada um de nós tem um lugar específico na grande família que é a Igreja. Viver essa missão é amar a Igreja, amar o povo de Deus.
Logo, não ter receio de dar o passo e dizer sim ao nosso chamado é fundamental para também sermos felizes testemunhas da graça de Deus. Essa Graça agiu na vida dos santos e continua a realizar grandes obras hoje.
8 – Descobrir sua vocação é também tornar diversa a vida na Igreja
Existe uma diversidade de carisma, mas só um é o Espírito que os une. Quando você busca descobrir sua vocação dentro da Igreja você passa a promover essa cultura de encontro de diversos carismas que se unem em um mesmo propósito; levantar o estandarte do evangelho de Jesus Cristo segundo o magistério da Igreja Católica.
9 – Porque na sua vocação está o sentido da sua vida
Até falamos disso no começo, mas vale reforçar. Muitas vezes nos sentimos perdidos, caminhando sem rumo ou sentido de existir. Descobrir sua vocação é uma forma de encontrar o sentido de viver e corresponder a ele no encontro com Deus e logo, com a alegria que ele oferece!
Quer saber mais sobre vocação e missão, então acesse nosso site e confira os conteúdos do nosso carisma que falam mais sobre como descobrir sua missão e vocação na Igreja!