
Graças a evangelização de muitos missionários e mártires, a missão da Igreja espalhou-se por todos os continentes do nosso planeta.
Sem dúvidas a Igreja Católica é a instituição mais antiga em atividade no mundo. Não há nenhuma outra entidade que tenha ultrapassado os mais de 2 mil anos.
Segundo o Anuário Pontifício de 2021, hoje são 1 bilhão e 345 milhões de pessoas que vivem a fé católica em todo o mundo.
Mas, muito além de exercer a sua fé nas paróquias e comunidades, os católicos devem viver e apoiar a missão da Igreja. Mas afinal, você sabe qual é essa missão?
A Missão da Igreja de Imitar a Cristo
“Em toda a sua vida, Jesus mostra-Se como nosso modelo: é o homem perfeito que nos convida a tornarmo-nos seus discípulos e a segui-Lo […] Ele faz-nos comungar, enquanto membros do seu corpo, em tudo o que Ele próprio viveu na sua carne por nós, e como nosso modelo devemos continuar a completar em nós os estados e mistérios da vida de Jesus e pedir-Lhe continuamente que Se digne consumá-los perfeitamente em nós e em toda a sua Igreja […]” (CIC P. 520/521)
Este é um dos trechos do Catecismo da Igreja Católica que nos mostra Cristo como o modelo perfeito que devemos seguir, pois somos membros de um corpo que é a Igreja, que tem Cristo como Cabeça.
Em sua carta aos Efésios, São Paulo também instrui a comunidade a seguir esse mesmo caminho:
“Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5,1 ).
Cristo que amou, sofreu por nós e fundou a Sua Igreja, chama-nos a viver da mesma maneira que Ele quando passou por esta terra. Isto inclui vivermos os mistérios de cruz e ressurreição que Cristo viveu.
Por isso, entregamos a Jesus os nossos sofrimentos, para que unidos ao Seu único e eterno sacrifício, nossas dores nos conduzam a vida eterna.
Também Nele e por Ele chegaremos um dia a ressurreição, e lá não haverá mais choro nem lágrimas (cf. Ap 21, 4) e viveremos com Cristo por toda a eternidade!
Mas, para imitar é preciso conhecer! Por isso, devemos buscar a intimidade com Mestre, conhecendo a Sua vida por meio das Sagradas Escrituras e aproximando-nos com frequência dos Sacramentos.
E não somente isso, a oração nos conduz a ouvi-lo e imitá-lo. E assim a nossa vida poderá ser caridosa, porque toda a Vida de Cristo foi unicamente amor.
A Missão da Igreja de anunciar o Evangelho a todos
O Catecismo da Igreja diz que:
(A Igreja) é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano. (§831)
Mas, afinal, o que é missão?
A palavra missão vem do latim “mitto”, que significa enviar. Cristo, desde o início de seu ministério, assim que escolhe os 12 apóstolos, os envia em missão para anunciar a Boa Nova do reino, como vemos a seguir:
“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. E eis que Eu estou convosco todos os dias, até ao fim do mundo.” (Mt 28,19-20)
Por isso, há na Igreja, aqueles que deixam a sua terra, seus bens e partem em missão para anunciar a Salvação de Cristo e cuidar daqueles que o Senhor lhes confiar. Eles são missionários por vocação e em tempo integral.
Mas, Cristo não chama somente esses para evangelizar. Toda a Igreja tem essa missão! Ou seja, uma vez batizados, todos somos enviados por Cristo e Sua Igreja.
“A missão é uma tarefa da qual ninguém pode se escusar, pois nada é mais bonito do que conhecer Cristo e torná-Lo conhecido para os outros”. (Papa Bento XVI)
Isto significa que assim que fazemos a experiência com Cristo, temos a nossa vida transformada, assumimos o nosso batismo e somos enviados a anunciar o amor de Deus a todas as criaturas.
“Coragem, Igreja Mãe: reencontra a tua fecundidade na alegria da missão […] Sim, o Senhor chama você também. Chama o pai e mãe de família; o jovem que sonha com grandes coisas; você que trabalha numa fábrica, em uma loja, num banco, no restaurante; ou até mesmo quem está sem emprego; você que está numa cama de hospital…” ( Papa Francisco)
A missão Caritativa da Igreja no mundo
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Igreja católica é a maior instituição de caridade do mundo.
De acordo com os dados do Anuário Estatístico da Igreja de 2021, a entidade mantém, no mundo, 258.706 instituições caritativas.
Segundo a CNBB, só no Brasil, as Obras Sociais da Igreja chegam a quase 500 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias.
Nestes mais de 2 mil anos, a Igreja foi responsável pela fundação das universidades, dos hospitais e de inúmeras contribuições para que a sociedade se desenvolvesse ao ponto que chegamos hoje.
Ao longo da história, muitos sacerdotes e bispos, fizeram grandes descobertas científicas na astronomia, biologia e botânica, na história natural, matemática, mecânica, filosofia, geografia, entre tantas outras.
E não somente no campo da educação e ciência a atuação da Igreja é fundamental. As obras caridade estão presentes na Igreja desde a sua fundação.
Exemplo disso é o surgimento do diaconato. Para que os Apóstolos se dedicassem integralmente à pregação, criou-se a função Diaconal para suprir a necessidade de servir as pessoas mais necessitadas da época: as viúvas e os órfãos.
Já em nosso tempo, tamanha é a presença da Igreja nas regiões mais pobres que, se as instituições católicas saíssem de África, 60% das escolas e hospitais gratuitos deixariam de existir.
Os santos mais conhecidos da Igreja, foram aqueles que tiveram ligados a grandes obras de caridade, como Irmã dulce e a criação do hospital para os pobres; a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Madre Teresa de Calcutá; São Vicente de Paulo que é o padroeiro das Associações de Caridade, e milhares de outros santos e beatos da Igreja.
Você é parte dessa missão
Durante todo o mês de Outubro a Igreja incentiva ainda mais atitudes e ações missionárias.
Mas como já dito aqui, não somente quem atravessa cidades e países para evangelizar é um missionário da Igreja. Você, em sua realidade, no trabalho, na família, em meio aos compromissos quotidianos pode e deve evangelizar e assim permanece em constante estado de missão.
Então, o convite é que sejamos mais missionários em nosso dia a dia, seguindo o exemplo de Cristo, amando aos nosso irmãos e contribuindo com as ações missionárias da Igreja.
Por fim, tenha uma boa e santa missão!
Conheça aqui a vivência dos missionários leigos nas Novas Comunidades.