
O Advento é um tempo cheio de alegria serena, fraternidade e solidariedade, porque ele nos prepara para o Natal do Senhor Jesus, a segunda maior festa dos cristãos e abertura do ano novo litúrgico.
Se há esperança, então temos a certeza de que alcançaremos dias melhores, mais alegria, ânimo e um ano sob a bênção de Deus, uma vez que o Advento nos proporciona tudo isso por causa da celebração do nascimento de Cristo.
E o primeiro lugar que precisa de preparação é nossa família, o lugar onde o próprio Deus quis nascer e foi recebido com muito amor por Maria e José. Por isso, selecionamos cinco atitudes próprias do Advento para que seu lar chegue ao Natal com as vestes cristãs.
Importância do Advento
Recordemos a importância do advento e sua espiritualidade. Esse tempo marca o fim do ano litúrgico para a Igreja e nos prepara para o início de tudo: a encarnação do Filho de Deus, a realização da promessa do Antigo Testamento, então ele é cheio de sentido.
E a espiritualidade nos ajuda a vivê-lo bem. Lembrando que espiritualidade é meio e não fim. Portanto, ela ajuda a alcançar uma meta, e no Advento somos chamados a erguer os olhos à procura da fonte de nossa alegria: Jesus Cristo e o reino dos céus tão prometido.
Mas, para nos enchermos, é preciso primeiro esvaziar o coração e, com certeza, o ano nos deixou muitas marcas. Sem esquecer que vamos acolher Alguém muito especial e faz parte do Advento o esforço constante para não perdermos o sentido da vida cristã.
Dessa forma, a espiritualidade do Advento é rica em sinais visíveis, tanto na Igreja como em nossas casas. Basta lembrar o roxo, a ausência do canto de glória na Missa, a coroa do advento, os cantos e o presépio. Assim vamos trilhar a espiritualidade até a meta desejada.
Cinco atitudes para o Advento em família
A família é o lugar onde Cristo deseja nascer em primeiro lugar. E o Advento traz, em sua essência, uma espera expectante que gradativamente nos prepara para a chegada do tão esperado Salvador.
E o Espírito Santo, que fecundou Nossa Senhora, se encarrega de nos acompanhar nessa trajetória e “engravidar” toda nossa família para que juntos demos à luz ao Filho de Deus, a partir do coração, para todos que estão perto de nós.
Mas é preciso ações, como: preparar, reunir, programar, rezar, ornamentar e tantas outras. E o mistério da graça divina acontece em meio aos nossos pequenos esforços. Então, prepare sua família para que juntos vocês deem a luz ao mais belo sinal de Natal.
Montar o presépio no Advento
O presépio é um belo sinal deste tempo. Ele é montado no primeiro domingo do Advento e fica até a epifania, em janeiro. Você sabia que foi São Francisco de Assis quem fez o primeiro presépio do mundo e até hoje essa tradição nos acompanha?!
Pois é, o simples gesto de montar um presépio já é uma catequese, principalmente para as crianças, pois como diz o Papa:
“De fato, o presépio é como um Evangelho vivo que transborda das páginas da Sagrada Escritura”.
E a cena montada se torna o altar para que a oração aconteça, como também o ponto de partida e chegada para cada dia das quatro semanas até o Natal.
No advento, ainda é interessante deixar a manjedoura vazia e colocar a imagem do menino apenas na noite de Natal.
Coroa do Advento
A coroa do advento é simples, feita de ramos verdes, em círculo, com quatro velas de cores diferentes: branca, verde, vermelha e roxa, que são acesas em cada domingo na Missa e nos conduzem a Cristo.
O formato da coroa em círculo significa a eternidade de Deus, sem início e sem fim, e as velas coloridas trazem um significado especial nesta ordem:
A 1ª vela significa a Encarnação, Jesus Histórico; 2ª Jesus nos pobres e necessitados; 3ª Jesus nos Sacramentos; 4ª Parusia: segunda vinda de Jesus. Cada cor é acesa em um domingo diferente até que cheguemos à celebração do Natal de Jesus.
E podemos acender a coroa do advento também em nossas casas, junto ao presépio e deixar a luz nos remeter às páginas do Evangelho em cada reflexão do dia. E a própria família pode organizar o local da coroa do advento, com cuidado de não deixar as velas acesas por muito tempo.
Novena de Natal
A novena de natal é o momento de oração para toda família e para os amigos. É uma oportunidade de parar, rezar, refletir; e os frutos, o próprio Deus faz brotar do coração de cada um. As crianças são especialmente convidadas a estar na oração neste tempo.
Normalmente, a novena de natal começa dia 16 de dezembro e termina no dia 24 com a entronização da imagem do Menino Jesus no presépio. Então, vocês podem preparar o altar, combinar o horário e reunir a família para a oração, a paz e o perdão jorraram.
Este ano a CNBB lançou a novena com o tema do 3º Ano Vocacional no Brasil – “Vocação: Graça e Missão” – cada encontro da Novena de Natal 2022 introduz uma catequese sobre a história de amor e salvação que Deus realiza na família de Nazaré e em toda a família humana.
Solidariedade
A solidariedade fraterna faz parte da preparação para o Natal. Sabemos que Jesus nasceu pobre, sem moradia e sem festa. E ainda há muitos que vivem a mesma situação de privação, por isso, por amor a Cristo, não podemos esquecê-los.
Assim, como gesto concreto, é possível ajudar uma família ou uma pessoa pobre através da doação de alimentos, roupas e até presentes de Natal. Isso é sinal de desapego, esvaziamento de si em favor dos irmãos mais pobres.
E estes gestos podem envolver toda família, sem falar que enche o coração de amor. O tempo do Advento é oportuno para praticar o bem com alegria e disponibilidade, como também colocar no centro a fraternidade semeada por Cristo que nos fez irmãos.
Cantos de Natal
O canto acompanha a vida humana em todas as suas etapas. E o Advento traz cantos próprios que ajudam a refletir sobre a vida de Cristo e sua segunda vinda, como também nos coloca em estado de vigilância porque não sabemos quando Ele retornará.
E quanto mais se aproxima o Natal, mais as músicas nos enchem de alegria e esperança. A própria novena de natal tem sugestões de cânticos para o Advento que ajudam a rezar e refletir sobre o caminho da vida cristã.
Há também os cantos da noite de Natal que as crianças podem aprender para a entronização da imagem do Menino na manjedoura. É uma ótima maneira de evangelizar porque a música chega mais rápido ao coração e consegue envolver a todos.
Por fim, há sentido em todas as iniciativas que nos levam à oração em família, por exemplo, a meditação dos mistérios gozosos são bem-vindos neste tempo e a Virgem Maria se alegrará com nossa companhia ao lado de São José.
Portanto, bem-vindo, Advento!
Continue lendo: O que refletir faltando 2 meses para o fim do ano?