A celebração da Anunciação do Anjo à Virgem Maria é uma Solenidade que acontece nove meses antes do Natal, exatamente para celebrarmos o nascimento de Jesus em dezembro.
Este belo acontecimento nos recorda a encarnação do Senhor no seio de Maria e inaugura um novo tempo na história. É incrível como Deus escolhe a Galileia – uma região desprezada – no lugar de Jerusalém, a terra santa, precisamente na cidade de Nazaré.
Isto diz muito! A anunciação do Senhor é a solenidade que expressa a vontade divina de fazer-se conhecer pelo o homem e salvá-lo e, desde o início, acontece do jeito de Deus, onde Ele quer e com quem Ele escolhe! Compreenda melhor essa história aqui!
A Anunciação do Anjo à Virgem
O evangelista Lucas, no capítulo 1, 26-38, é quem relata este evento único: o encontro do Anjo Gabriel com a jovem Maria, desposada por um homem chamado José. Então ocorre o diálogo, Maria reflete, pergunta, se mantém tranquila e não se apavora diante a proposta.
Ao contrário, demonstra coragem, prudência e fé. Assim, à luz de Deus, ela decide, e o Espírito a reveste de vida, de fecundidade, tornando-a mãe e missionária. O Paráclito encontrou nela a disposição que Ele esperava e a confiança própria de quem esperava a salvação de seu povo.
De forma que O “Fiat” de Maria transforma sua vida em Tabernáculo do Santíssimo Deus. E ela não se contentou em dizer sim, mas pronunciou o “eis-me aqui”, colocando sua vontade e seu futuro totalmente nas mãos de Deus e de seu projeto. Maria disse “sim” à salvação da humanidade!
A anunciação do Anjo e o “sim” de Maria
Assim como a noite foi a única testemunha da ressurreição de Cristo, da mesma forma o anjo Gabriel foi o único a testemunhar o acontecimento inédito que rompeu o tempo, o espaço e colocou todas as promessas do Antigo Testamento em evidência!
Mas quem é esse Arcanjo? Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus” e sua missão é anunciar. Ele se apresenta no Antigo Testamento a Daniel por duas vezes (cf. Dn 8, 16ss; Dn 9, 21ss).
Já no Novo Testamento, é ele quem anuncia ao sacerdote Zacarias que Isabel, sua mulher, daria-lhe um filho profeta: João Batista (cf. Lc 1, 13ss). E depois, anuncia a encarnação do Verbo no ventre da Virgem Maria, com a feliz saudação: “Ave, cheia de graça”
Com certeza, a resposta de Maria não o surpreendeu, não se pode duvidar da beleza da rosa quando ela já está aberta. Portanto, a confiança, a entrega, a disposição de Nossa Senhora correspondem às palavras ditas na Anunciação do Anjo: ela é realmente “cheia de graça!”
O que essa solenidade tem a ver com a Comunidade Santos Anjos?
Na história da salvação, nada é coincidência, mas tudo é providência! E o Espírito Santo se encarrega, no tempo e no espaço, de atualizar o Evangelho a fim de que a mensagem chegue em todos os lugares. Assim aconteceu com a Comunidade Santos Anjos.
Quando Deus pensou no carisma Santos Anjos, em 1993, Ele confiou aos seus membros a missão de contemplar o Mistério da Anunciação do Senhor. Isso significa que todas as suas ações apostólicas, a vivência comunitária e o chamado vocacional brotam deste acontecimento.
Por isso, a Comunidade celebra essa solenidade da Anunciação do Anjo como quem comemora seu nascimento. Porque o carisma emanam deste evento, e toda a vida, espiritualidade e apostolado são renovados e oferecidos à Igreja e ao povo de Deus.
Dessa forma, cada consagrado é chamado por Deus a dizer como Maria: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Cf. Lc 1,38a). Além disso, acolher a vontade de Deus e disponibilizar sua vida para que Jesus se torne conhecido e amado.
Um anúncio que transborda em missão!
A primeira missão de todo consagrado Santos Anjos é ser pessoa de Deus a partir da experiência pessoal com o carisma, cuja fundamentação se encontra na solenidade da Anunciação do Anjo a Maria.
Portanto, essa primeira missão se concretiza na espiritualidade que tem características próprias, entre elas, uma advento constante, à espera do Senhor que virá outra vez; mas uma espera confiante e ativa que nos coloca em constante missão.
Também, a estrela de Belém, os anjos, a manjedoura nos conduzem ao Menino e fazem de nós adoradores, nos encaminhando para a intimidade com o nosso Deus. A adoração marca nossa vida e é o alimento que sustenta a vida consagrada e a missão.
E Deus nos envia a viver a nossa consagração na Igreja, levando o testemunho de Cristo no mundo. Não importa onde seja, estaremos dispostos a anunciá-Lo, principalmente nos lugares mais esquecidos e desprezados, assim acontece com a Casa de Maria.
Portanto, somos gratos a Deus por todo seu plano de amor pela humanidade e de forma especial por nossa Comunidade. Desejamos fazer em tudo a sua vontade, com o auxílio de Nossa Mãe querida e dos santos Arcanjos, nossos patronos.
Continue lendo sobre este assunto: Espiritualidade da Anunciação do Senhor e a vocação Santos Anjos