
Ascensão do Senhor,
o caminho para Pentecostes!
“Porque Deus nada faz sem revelar seus segredos aos profetas,
seus servos.” (Amós 3,7)
E assim sempre foi na história da Salvação. E o Senhor ainda acrescenta:“O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Is 46, 11b).
Deus conduziu o seu povo através de seus servos, os profetas, reis e juízes, que no exercício do ministério, souberam escutar o Senhor e foram fiéis às missões para os quais foram designados.
Depois da ressurreição e dos quarenta dias aparecendo aos seus discípulos, Jesus encaminha seu ministério para estar definitivamente com o Pai.
“Vós sois as testemunhas de tudo isso, diz Jesus em (Lc 24,48-49). “Eu vos mandarei o prometido do meu Pai; entretanto permanecei na cidade até que sejais revestidos com a força do alto.” “Porque sem mim, nada podeis fazer!” (Jo 15,5).
O Senhor então os conduziu a Betânia e, levantando as mãos os abençoou. E enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu e os seus discípulos o adoraram; e diante da grandeza do espetáculo que eles testemunharam, romperam no coração um grande louvor e uma enorme alegria tomou conta de todos (Lc 24, 50-53). E o evangelista Marcos nos confirma (Mc 16, 19-20): “Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus”.
As promessas estavam sendo cumpridas, Aleluia! E agora o que virá?
No Livro de Joel (Jl 3,1-2) o Senhor nos garante de maneira muito clara, o derramamento do Espírito Santo prometido: “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas.”O que Deus disse, Ele o fará, nos garante as Sagradas Escrituras!
E Jesus (Jo 14, 15-17) já nas despedidas dos seus discípulos, promete: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade. Que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.”
E assim, o Salmo 23, 7-10 manifesta o grande momento de Jesus entrando no céu para estar diante do Pai: “Levantai, ó portas, os vossos frontões, elevai-vos antigos portais, para que entre o Rei da Glória…”. E diante do Pai, podemos imaginar com segurança, o Senhor Jesus apresentando suas chagas, as marcas preciosas da crucificação, e diz: Pai Amado, missão cumprida! Agora é a hora da realização da promessa: Pai,derrama sobre eles o Espírito Santo!
“Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo” (CIC – Catecismo da Igreja Católica, 667)
A ordem do SenhorJesus aos discípulos era que não se afastassem de Jerusalém, mas esperassem aí o cumprimento da promessa do Pai, “que ouvistes, disse ele, da minha boca:porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias”(At 1,4-5).
O Batismo no Espírito Santo não é um sacramento, nem mesmo uma bênção ou um sacramental. Mas uma inimaginável e indizível experiência do amor de Deus; um encontro pessoal com Jesus ressuscitado sentido profundamente em todo o nosso ser, manifestado pela ação e o poder do Espírito de Deus no qual somos mergulhados em nome de Jesus Cristo nosso Deus e Senhor!
Jesus é quem batiza com o Espírito Santo!
Reunidos então no mesmo lugar Maria Santíssima com os apóstolos, discípulos e toda aquela primeira comunidade, unânimes na oração da primeira novena da Igreja, tudo aconteceu! A promessa foi realizada!E vale conferir o que Lucas nos relata no livro dos Atos dos Apóstolos (Lc 2, 1-4). “De repente, veio do céu um ruído como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
Dessa maneira, Deus faz acontecer o derramamento do Espírito Santo na Festa Judaica de Pentecostes, a Festa da colheita dos primeiros frutos. E aí nasce a Igreja com a colheita dos primeiros cristãos: Maria Santíssima com os Apóstolos e os fiéis daquela primeira comunidade. Deus seja louvado e bendito pelos seus dons!
Queridos irmãos, graças a Deus que temos o conhecimento de que o “acontecimento” de Pentecostes não ficou para trás lá no início, como apenas um acontecimento histórico, mas é atualizando, na Igreja, pelo próprio Espírito Santo que sempre quer fazer novas todas as coisas. Por isso eu e você precisamos ter o entendimento que o abrir-se a graça do batismo no Espírito não se trata de um capricho devocional, mas uma questão de viver o dinamismo da “vida nova”, permitindo que a graça de Deus sobreponha as ofertas desse mundo que a cada dia se mostra tão distante dos valores do Evangelho.
É preciso desejar essa experiência com o amor de Deus. Sim, porque éurgente estarmos cheios do Espírito Santo! Caso contrário, não aguentaremos o tranco, diz o profeta dos nossos dias!
Faça uma novena, deseje essa graça e prepare-se na certeza de que Jesus quer realizar isso na sua vida. “Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus” (At 2, 39).
É promessa a ser cumprida na vida de cada um de nós! Portanto, peçamos com confiança:
Vem Espírito Santo!
Paulo R. B. Diniz
Fundador e Moderador Geral da
Comunidade Católica SANTOS ANJOS
5 Comments
Vem Espírito Santo!
Vem fazer em nós ,novas todas as coisas!
Traz um novo ânimo para nossa vida!
Revigora-nos !
Que partilha abençoada !
Já estou partilhando em outros grupos.🙏🙏🙏
Parabéns Paulo ,muito bom louvado seja Deus por sua vida !!
Parabéns Paulo ,muito bom louvado seja Deus por sua vida !!
Esse artigo expressa a nossa fé em desejar experimentar toda graça do batismo no Espírito Santo.
Vem Espírito Santo!