
Toda caminhada de conversão ou vocacional exige um desejo de crescer na espiritualidade, pois na fé ninguém fica parado, ou se avança ou se retrocede o caminho.
É essa busca constante de alimentar a nossa espiritualidade que nos faz querer ser melhores a cada dia, pois a verdadeira vida espiritual transborda em nossas atitudes.
Mas além de conservar a vida de oração constante é necessário buscar meios eficazes para crescer na espiritualidade que o senhor nos convida a alimentar.
Mas, você deve estar se perguntando, como encontrar meios para alimentar a minha caminhada na comunidade Santos Anjos?
É sobre isso que nós vamos falar neste post. Acompanhe!
Afinal, o que é espiritualidade?
Primeiramente precisamos entender o que significa a espiritualidade, já que o senso comum define a espiritualidade das mais diversas formas.
O Novo dicionário de Teologia diz que a Espiritualidade é
“expressão exterior e corporal da fé interior motivada pelo Espírito Santo. Ela inclui a fé, o exercício espiritual e o estilo de vida do cristão. Trata-se, portanto, da vivência da fé sob as condições da vida cotidiana, abrangendo as dimensões individual, familiar, comunitária e social.”
Em outras palavras, a espiritualidade é a maneira como somos chamados e nos identificamos em exercitar a nossa fé. A forma como eu me relaciono com Deus, a luz das características cristãs.
Não é apenas rezar, mas é como e porque eu rezo!
Um bom exemplo sobre espiritualidade é o de Santa Teresa de Jesus. A oração para ela era “um tratado de amizade com Deus”. Assim era a maneira como Teresa se relacionava com seu criador, vendo-o com uma amigo querido.
Logo, a experiência de Tereza transbordou para toda a Ordem Carmelita, a qual ela ajudou a reformar.
Dessa maneira, a espiritualidade do Carmelo é a da união íntima com Deus, de vida contemplativa, tendo Jesus como o divino amigo.
Espiritualidade das Novas Comunidades
No Brasil, quase a totalidade das Novas Comunidades nasceram de grupos de oração da Renovação Carismática Católica. Dessa maneira, a espiritualidade destas comunidades traz características da RCC, ou seja, o uso dos carismas e dons do Espírito Santo, espontaneidade da oração, danças e louvores.
Em sua maioria, os membros de novas comunidades são leigos que se consagram a Deus a partir de um carisma e vivem o seu Batismo de forma autêntica num mundo repleto de concorrência e individualismo.
Essa característica é fundamental para entender a espiritualidade de uma Nova Comunidade, pois estamos falando de leigos, pessoas comuns que não se dedicam com uma vida monástica.
Assim, toda a espiritualidade desses membros também está ligada a uma rotina, mesmo que celibatários, esses membros não tem uma espiritualidade igual a das Carmelitas, por exemplo.
Carismas e espiritualidade
Existe entre os membros de novas comunidades um desejo ardente por crescer na espiritualidade. Essa busca alimenta-se da vida de oração, sacramentos, apostolado e compartilhando a vida comunitária.
Um exemplo de como as novas comunidades vivem a sua espiritualidade é a Comunidade Canção Nova, a primeira Nova Comunidade fundada no Brasil. Assim a Canção Nova define:
“O trabalho santificado, a oração ao ritmo da vida, o uso dos meios e os tempos fortes… Dessa forma, a oração é ao ritmo da vida é a atitude oracional que permeia toda a jornada e todo o agir e está intimamente ligada ao trabalho santificado.”
Também nós como comunidade Santos Anjos somos chamados a dar lugar de destaque em nossas vidas a vocação e a oração, mas sem nos esquecermos que é na concretude da nossa rotina que a espiritualidade gera frutos:
“A oração se constitui no sustentáculo da vida em nossa Comunidade. Tudo o que somos e o que pretendemos realizar, e isso abrange todas as áreas de nossa vida, necessita ser partilhado com o Senhor num diálogo sincero da oração. Não existe um melhor “acolhimento” e mais eficiente “anúncio” do que aquele que brota do testemunho de vida.”(RVCSA, 167)
Comunidade Santos Anjos
“Na contemplação do mistério da Anunciação (Lc 1,26-38), página do Evangelho que buscamos atualizar no exercício de nossa espiritualidade, vivemos intensamente a experiência do Anúncio que se realiza pelo ministério dos Anjos de Deus e encarnamos o Acolhimento de Maria que crê, espera e deseja, sabendo que no impossível dos homens, Deus realiza a obra de Salvação.” (Uma Síntese do que Somos – 2020 – 4ª Assembleia)
Assim, no exemplo missionário dos Anjos de Deus e no exercício contemplativo do mistério da Anunciação (Lc 1, 26-38) – página do Evangelho que o Senhor nos concedeu como inspiração para ser atualizada por cada um de nós e por toda a Comunidade no exercício de nossa espiritualidade.
“A Vocação Santos Anjos vive a experiência e participa do anúncio do Anjo Gabriel e da identidade do Filho de Deus gerado pelo Espírito Santo e experimentado no ‘ventre de Maria’ que se realiza no coração dos irmãos e irmãs, na medida em que a comunidade fraterna se reúne para orar, adorar, celebrar e partilhar.” (RVCSA, 21)
Espiritualidade da Comunidade Santos Anjos
Somos chamados a acolher a vontade de Deus como Maria, e também, em nosso dia a dia dizer o nosso “Fiat” a vontade do Pai. Dessa maneira, abandonados à amorosa vontade de Deus, cremos e manifestamos que tudo que é impossível aos homens “é possível a Deus!” (Cf. Lucas 1, 37)
Para crescer na espiritualidade de nosso carisma, devemos ter como modelo a Virgem Maria: que esperou e creu na providência fiel do Senhor. Pois Ele cuida de nós todos os dias!
Mas essa não é uma espera passiva. Maria confiou nas promessas de Deus cantando o Magnificat, anunciando as maravilhas que o Senhor realizou em sua vida.
Assim também esperamos porque cremos e porque cremos anunciamos ao mundo o rosto do Cristo Acolhedor.
Como Santos Anjos, o nosso anúncio é espelhado no Arcanjo Gabriel. Assim também anunciamos salvação aos homens: o Cristo Jesus.
Porque existimos na Igreja e para a Igreja a fim de levarmos as pessoas ao encontro de Jesus, de modo que possam restaurar sua relação com Deus, com as pessoas e com a criação.
Conheça o testemunho de um Casal consagrado da Comunidade Santos Anjos
Crescer na espiritualidade Santos Anjos
Primeiramente, não existe crescimento na vida espiritual sem a oração:
“Quem não ora e medita, fica sem o laço de união com Deus. Nessa situação não será difícil para o demônio, encontrando a pessoa fria no amor de Deus, levá-la a se alimentar com uma fruta envenenada” (Sta. Catarina de Bolonha).
Leia também: Qual o passo a passo para crescer na oração?
Para crescer na espiritualidade de nosso carisma é preciso oração constante e a busca dos sacramentos. Assim unir-se a Jesus e aos seus mistérios de paixão, morte e ressurreição.
Também buscar diariamente a intimidade com os Anjos e Arcanjos, pois são nossos patronos e desde o início foram eles que nos guiaram para vontade Divina.
Não esquecendo que o nosso carisma nos conduz a viver a dimensão reparadora ao Coração de Jesus. Todas as vezes que Cristo não for amado ou ofendido, a nossa consagração e a nossa entrega generosa deve ser o meio de reparar os sofrimentos de seu coração.
Por conseguinte, existem práticas de oração que estão intimamente ligadas ao nosso carisma, e que dão uma beleza particular a nossa espiritualidade. Faz-nos muito bem ser fiéis a elas:
A Quaresma de São Miguel Arcanjo; As Novenas: Natal, Arcanjo Gabriel, Pentecostes, Mártires Brasileiros, Arcanjo Rafael.
Em segundo lugar, para crescer na espiritualidade Santos Anjos, devemos viver unidos ao carisma.
Na dimensão pastoral, buscar sempre revelar ao mundo o rosto do Cristo Acolhedor, especialmente aos que estão sofrendo mais. Esse deve ser o nosso anúncio diário.
O maior alimento e a força vital para a vida fraterna precisam ser a Eucaristia. Para assim buscarmos a comunhão íntima com Deus e vivermos unidos como irmãos.
Pois, como as primeiras comunidades cristãs, os discípulos de Cristo eram reconhecidos pela forma como se amavam!