
O início de um novo ano é sempre uma grande oportunidade de planejar como alcançar os nossos sonhos e projetos. É também uma motivação para muitas pessoas que sempre necessitam de um acontecimento para alcançar as suas metas.
Mas é bem verdade que o início de um novo ano também pode trazer à tona as frustrações inevitáveis de quem passou mais um ano sem realizações.
É preciso planejar e, sobretudo, cumprir aquilo que se planejou.
Se você deseja iniciar este ano planejando metas que podem ser cumpridas, continue lendo!
O que são metas?
As metas são caminhos seguros que nos fazem chegar em um objetivo. Segundo o blog da Rockcontent: “são quantificações específicas de algo que queremos alcançar”.
Elas são as responsáveis em nos tirar de onde nos encontramos atualmente e nos transportar para onde nós almejamos.
Em um planejamento, as metas são indispensáveis e precisam ter algumas características. Elas precisam ter clareza e prazo para serem cumpridas, como também, devem ser realistas, ou seja, possíveis de realizar.
A importância das metas na vida de um Cristão
O Senhor nos fez para o céu, mas, para que possamos chegar lá, devemos trilhar um caminho bastante árduo aqui na terra, pois existem muitos desafios para aqueles que desejam alcançar o céu.
O céu é possível a todos nós e todo Cristão sonha com o dia em que contemplará a glória de Deus. Porém, sabemos que, para chegarmos lá, devemos dar pequenos passos diários, como crescer na vida de oração.
Ou seja, devemos cumprir algumas metas que tornam possível este sonho. O apóstolo São Paulo é um grande exemplo para nós Cristãos de como permanecer focado nas metas:
“Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: […] persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.” (Filipenses 3, 12-14)
As metas de um Cristão não estão relacionadas apenas à área espiritual, ao contrário, devemos testemunhar a santidade em todas as áreas de nossa vida.
Desta forma, planejar metas no início de um novo ano é essencial se queremos ser exemplo vivo de pessoas que se deixam ser guiadas pelo Espírito Santo.
Afinal de contas, o Espírito de Deus ordena tudo aquilo que toca e leva a termo toda obra iniciada em nossas vidas.
Sim, para um cristão que busca progredir em todas as áreas da sua vida, o ato de planejar metas deve ser uma realidade! Pois, ao longo do caminho, são elas que nos manterão focados em nossos objetivos.
O que fazer para conseguir cumprir as metas
Muitas pessoas até sentam para planejar o novo ano que se inicia, mas a verdade é que poucas conseguem chegar ao seu fim tendo cumprido o que planejou, ou pelo menos, quase tudo.
Isso acontece porque nós, seres humanos, precisamos estar sempre treinando a nossa atenção para não nos perdermos daquilo que realmente importa em nossas vidas.
Sendo assim, é preciso atitudes concretas que nos mantenham ativos e com as rédeas de nossas vidas nas mãos. Pois quando não agimos, nos tornamos passivos diante da vida. É exatamente aí que as distrações nos roubam de nossos objetivos.
Algumas atitudes que nos ajudam:
Não procrastinar!
A procrastinação é a grande vilã de todos os planejamentos, porque quando se deixa para amanhã o que se pode fazer hoje, tornamos o percurso mais demorado.
Assim como criamos um pensamento automático em nossa mente de sempre justificar a preguiça de não cumprir uma determinada tarefa. E essa má atitude, a longo prazo, destrói a nossa capacidade de realização.
Ainda mais quando se trata de conciliar a vida de oração, família e trabalho.
Tenha sempre visível os seus objetivos e metas
Não guarde seu planejamento na gaveta. Experimente deixar as suas metas ao alcance dos seus olhos.
Essa estratégia vai fazer com que você, ao longo do dia, não esqueça daquilo que planejou.
Dessa forma, você pode imprimir as suas metas e colocá-las em quadrinhos, em pontos estratégicos, como: cozinha, banheiro, cabeceira de cama etc., pequenas atitudes como essa ajudarão a manter o foco.
Seja disciplinado
A disciplina é, sem sombras de dúvidas, a grande responsável pelo cumprimento das nossas metas. A palavra disciplina significa “conhecimento, matéria a ser ensinada”. Neste sentido, ela deriva de discipulus, “aluno, aquele que aprende”, do verbo discere, “aprender”.
Ora, nós Cristãos temos grandes mestres em quem podemos nos espelhar. Por exemplo, São Bento, que tinha como lema: Ora et Labora. E a disciplina em seus mosteiros era a grande responsável por manter os monges focados em suas metas.
Assim como Santo Afonso de Ligório, que tinha como lema: “Nunca perder tempo”.
Acima de tudo, conte com o graça de Deus
Jesus disse no capítulo 15 de São João: “Sem mim nada podeis fazer”. Dessa forma, precisamos aprender a suplicar a graça de Deus, pois Ele mais do que ninguém pode e deseja nos auxiliar em nosso crescimento.
Atenção com quem você convive
Não vos deixeis enganar, pois: “Más companhias corrompem bons costumes” (Cor 15,33). Precisamos selecionar bem as pessoas com quem convivemos.
Não se trata de excluir as pessoas, mas de estar perto de quem busca ser melhor a cada dia. Pois, são essas pessoas que nos ajudam a manter a motivação no cumprimento de nossas metas.
Essas e outras atitudes nos ajudam a perseverar na busca pela nossa melhor versão. Pois foi para a excelência e a perfeição que o Senhor nos criou. Não podemos nos contentar com menos do que isso.
Portanto, sejamos firmes em nossos propósitos, assim teremos muito mais o que celebrar ao término do ano de 2024. Pois, planejar é bom, mas cumprir o que foi planejado é ainda melhor.
Se você está precisando de ajuda para se organizar, baixe grátis o planner da Comunidade Santos Anjos
1 Comment
Muito boa reflexão para o início de um novo ano!