
Depressão é falta de fé?
Historicamente a depressão é vista como algo que signifique fraqueza, moleza, preguiça…..e outros conceitos mais, como se dependesse da pessoa escolher ter ou nao a depressão. E daí começaram a incluir a falta de fé como,tambem, uma causa da depressão.
A depressão definitivamente não é falta de Deus, pois se assim fosse, qualquer doença que impedisse a pessoa de entrar numa igreja, por exemplo, seria falta de fé. Estariam nesse rol, as pessoas internadas, ou com um pé quebrado , ou acamados em casa, enfim , a depressão é uma doença neuronal caracterizada pela alteração de neurotransmissores no cérebro e também uma doença multifatorial. Pessoas religiosas e não religiosas sofrem de depressão. Não há relação de causalidade entre a doença e a debilidade espiritual.
Pessoas firmes em Deus tambem podem passar pela depressão. Alguns profetas da Bíblia, como Jeremias , ficou tao deprimido que desejou até mesmo nunca ter nascido
( Jeremias 20:17-18). Mas Deus sempre o sustentou no sofrimento e nas angústias. Lutar contra a depressão não é fácil e leva tempo mas Deus está sempre presente. Você não está sozinho nessa luta. Não desista. Na verdade Deus é um sustento na depressão.
5 dicas de como lidar com a depressão :
1 – Procure ajuda – encontre um psicólogo que pode lhe ajudar na sua situação específica. Esse profissional pode te ajudar a avaliar se voce está realmente em depressão e indicar o tratamento correto.
2 – Não se isole – ter companhia pode ser difícil durante a depressão mas faça o esforço; amigos levantam o ânimo e confortam – (Provérbios 17:17)
3 – Tente se ocupar – procure coisas para fazer, mesmo se são só atividades ou trabalhos pequenos; a mente ocupada tem menos tempo para ser negativa e nessa busca voce pode descobrir novos dons.
4 – Ler a Palavra de Deus, tente ler um Salmo por dia; você pode até fazer do Salmo sua oração.
Mude seu pensamento – se obrigue a pensar em coisas positivas e agradeça a Deus por elas;
5- Procure fazer alguma atividade física, mesmo que uma simples caminhada toda semana. E faça uma avaliação na sua alimentação, pois muitos alimentos podem aumentar ou diminuir os sintomas da depressão.
“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!” (Deut.31,8)
Paula Barreto – Psicóloga. Crp- 05/40.936