
Viver em família é uma alegria, uma experiência verdadeiramente rica e poderosa. Entretanto, mesmo com tantos pontos positivos, a família também é palco para muitos desafios. A questão é que o relacionamento entre pais e filhos pode ser muito difícil e exigir jogo de cintura, paciência, respeito, ternura e muito amor.
São Paulo deixou para nós um conselho valioso sobre o assunto: “Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não percam o ânimo” (Colossenses 3,20-21)
Conforme as palavras de São Paulo, podemos compreender a essência de como conquistar um bom relacionamento entre pais e filhos: educar e ensinar com a firmeza necessária, porém poupar os filhos de uma rigidez exagerada.
De acordo com o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, “os pais têm o dever de cumprir, com seriedade, a sua missão educativa, como ensinam frequentemente os sábios da Bíblia”. E os filhos são chamados a respeitar e honrar os seus pais.
Desafios no relacionamento entre pais e filhos
No entanto, apesar de saber quais os papéis de cada um no seio familiar, é muito comum que os pais e filhos tenham dificuldade em promover um relacionamento profundo e saudável. Há alguns desafios comuns nas famílias atuais, como:
#1 Promover momentos de convivência
Atualmente as pessoas estão cada vez mais ocupadas e sem tempo. As obrigações da vida ocupam uma grande parte do dia, as redes sociais e o celular tomam o resto do tempo que os pais teriam com os filhos ou vice-versa. Resta muito pouco ou nada para aproveitar em família e conviver.
A oportunidade para conviver em família pode ser nas atividades do dia a dia, como na hora do jantar. Às vezes, em pequenos intervalos do dia, é possível ter um momento especial entre pais e filhos.
#2 Manter uma comunicação ativa
Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, no dia a dia, é muito difícil que pais e filhos consigam ter uma comunicação ativa. Muitas vezes a comunicação em casa se torna banal e superficial.
Procure conversar com o seu filho, perguntar sobre o dia dele, da escola, dos amigos, conheça o seu filho. E permita que ele te conheça, conte sobre seu dia, responda às perguntas que ele tiver e criem uma amizade.
#3 Rezar o terço em família
Se pais e filhos não têm tempo de conviver e nem uma comunicação ativa, imagina como vai a oração do terço nesta casa.
O terço é uma das orações mais poderosas. São João Maria Vianney dizia que com essa arma (terço) ele já havia salvo muitas almas do diabo.
Portanto, faça questão de incluir essa oração no seu dia a dia. Além disso, é uma oportunidade maravilhosa de conviver com a sua família.
#4 Tempo de Qualidade
Estar um ao lado do outro mexendo no celular não é passar um tempo junto, é apenas estar perto. Aconteceu muito disso, nesse tempo de distanciamento social: estavam todos em casa, mas raramente aproveitaram em família um tempo de qualidade.
O tempo de qualidade entre pais e filhos é um dos principais fatores para melhorar o relacionamento familiar, pois faz com que haja aproximação e gera confiança, amizade e fortalece as relações.
Que tal cozinhar todos juntos, assistir a um filme, jogar tabuleiro, ir à missa ou a um parque? No fim das contas, o mais importante é estar em família.
#5 Compreender as particularidades
Pais e filhos são pessoas diferentes, cada um tem seus gostos, personalidades e pensamentos. Entender isso pode ser um grande desafio para todos.
O ideal é ter uma comunicação clara que também seja feita de compreensão e respeito mútuo. Para que os filhos obedeçam aos pais e os pais não desanimem os seus filhos, assim como diz São Paulo.
Trabalhe para entender esses desafios e melhorá-los na sua casa, isso pode fazer com que o seu relacionamento familiar seja transformado.
Conte com o auxílio de Deus nesse processo, peça que o Espírito Santo te guie nessa caminhada de mudanças e enfrentamento! Além disso, tenha a Sagrada Família como inspiração, eles são o maior exemplo de amor e possuem as virtudes que deveríamos ter em nossa família.
Compartilhe esse artigo com a sua família para estarem todos em união na transformação!
2 Comments
Muito bom esses exclarecimento. Muitas das vezes não nos atentamos para para nossos filhos. Mais tarde vem as consequências.
São Paulo nos deixou a semente e só semeamos para que de frutos ,