
Talvez você já tenha lido a passagem da Anunciação do Senhor algumas vezes, mas você sabia que ela faz parte da espiritualidade da Comunidade Santos Anjos?
Quando Deus infunde no coração dos homens um carisma, Ele também os chama para vivenciar uma espiritualidade com características próprias dessa vocação.
Assim, quando Deus pensou no carisma Santos Anjos, nos deu o mandato de contemplar o Mistério da Anunciação do Senhor.
Isso significa que todas as nossas ações apostólicas, a nossa vivência comunitária e o nosso chamado vocacional brotam da vivência dessa espiritualidade.
Então vamos juntos compreender melhor os aspectos mais profundos da espiritualidade da Anunciação do Senhor?
A Anunciação do Senhor
De maneira prática, a Anunciação do Senhor é o momento em que a Virgem Maria deu seu “sim” ao anjo Gabriel e concebeu, por vontade de Deus, o Menino Jesus em seu ventre.
Podemos meditar tal mistério no Evangelho de São Lucas:
“Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo”… (Cf. Lc 1,31)
Mesmo sem compreender completamente tudo o que aconteceria, a jovem Maria, ao se ver diante do anúncio do Arcanjo Gabriel, se submete à vontade de Deus.
Logo, por meio desse ato de fé e de humildade, acontece a encarnação do verbo Divino: Jesus. Portanto, foi o “Sim” da Virgem que permitiu que a salvação entrasse no mundo.
Por isso a Solenidade da Anunciação do Senhor é uma das festas marianas mais importantes da Igreja. Inclusive, comemoramos essa solenidade justamente nove meses antes do Natal, para fazer memória do tempo gestacional de Maria.
A Virgem da Anunciação
Assim também, Maria recebendo o Menino-Deus em seu ventre, tornou-se o primeiro sacrário vivo da Eucaristia, recebendo da Igreja o título de Nossa Senhora da Anunciação.
Portanto, Maria nunca foi uma mulher comum, mas foi a escolhida de Deus. Além de toda disponibilidade e fé da Virgem Santíssima, vale ressaltar que Ela permaneceu sempre pura, livre da mancha do pecado original.
Além disso, a Igreja afirma firmemente que mesmo após parto, permaneceu intacta a sua virgindade.
Como podemos conferir no Catecismo da Igreja Católica:
“Na descendência de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe do seu Filho. «Cheia de graça», ela é «o mais excelso fruto da Redenção» (182). Desde o primeiro instante da sua conceição, ela foi totalmente preservada imune da mancha do pecado original, e permaneceu pura de todo o pecado pessoal ao longo da vida”. CIC 508
Anunciação do Senhor e a vocação Santos Anjos
Desde o início, na revelação das primeiras luzes do nosso carisma de fundação, a festa litúrgica da Anunciação do Senhor é intensamente celebrada na Comunidade Santos Anjos.
Logo nos primórdios, acolhemos as 3 leituras da liturgia desta Solenidade para nortear a nossa espiritualidade: Salmo 39,7-9, Hebreus 10,5-7 e o próprio Evangelho da Anunciação em Lucas 1,26-38.
Em comum, essas 3 passagens nos alertam para a intensa busca por fazer a vontade de Deus. Assim cada membro é chamado a uma busca árdua por ofertar a sua vida a Deus e lutar sempre pela aceitação plena da vontade do Senhor.
Dessa maneira, cada consagrado é chamado por Deus a dizer como Maria: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Cf. Lc 1,38a)
Chamados a um constante Advento
Contemplar a anunciação do Senhor conduz cada membro da vocação Santos Anjos a vivência de um constante Advento.
A palavra “advento” significa chegada, aproximação, vinda. Desta forma, no Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor.
Logo, viver em um constante Advento significa que estamos sempre à espera do Senhor. Da mesma forma, devemos nos preparar sempre para a Sua vinda, com uma vida de constante oração, sacrifício e serviço.
Também a espera cristã é sinônimo de esperança. A espiritualidade do advento nos conduz a sermos um povo de esperança. Esperamos em Deus que não falha e tudo pode realizar! Essa é a verdadeira e frutuosa esperança!
Na manjedoura, adorar o Menino Jesus
A meditação do mistério da anunciação em nossa espiritualidade não termina logo que o Arcanjo Gabriel deixa Maria. Ao contrário, a nossa meditação nos conduz à verdadeira adoração ao Menino Jesus.
Assim permanecemos na expectativa do caminho traçado pela Estrela de Belém que ilumina os nossos corações mostrando o presépio e nos dirigindo para o exemplo dos Anjos que adoram o Menino.
Bem como devemos nos debruçar sobre a manjedoura para adorar o Menino Jesus e reconhecê-Lo verdadeiramente como Emanuel, o Filho de Deus que se fez um de nós.
Sendo assim, essa adoração ao Menino-Deus deve conduzir cada consagrado a uma intimidade profunda com esse Jesus. Essa intimidade é o alimento espiritual para que cada consagrado possa sair em missão e anunciar Jesus.
O Apostolado da Anunciação
Como Comunidade Santos Anjos, a experiência da Anunciação do Senhor deve nos conduzir à missão e ao apostolado, para que outros experimentem a salvação de Cristo.
Quando olhamos para a passagem da anunciação no Evangelho de São Lucas, é interessante notar que Deus não envia o anjo a Jerusalém, ao Templo. Ele envia à Galileia, uma região desprezada, por ser refúgio de pagãos descrentes. Deus o envia a Nazaré, uma cidade nunca mencionada no Antigo Testamento.
Dessa maneira somos chamados a viver a nossa consagração na Igreja, para a Igreja e para o testemunho de Cristo no mundo. Em cada lugar onde o Senhor nos chamar a anunciar, seja o mais esquecido e abandonado.
Lugares como a Casa de Maria, nossa ação Social que evangeliza junto aos mais necessitados, as famílias mais carentes.
Conheça e colabore com a Casa de Maria
Compartilhando a Anunciação do Senhor
Você também pode partilhar dessa espiritualidade da Anunciação do Senhor.
Primeiramente participando de nossos encontros e missões e, a partir disso, aprofundando-se no carisma. Logo, se sentir-se chamado, você pode ser um vocacionado.
Assim, durante um tempo de discernimento, em uma caminhada de oração e escuta de Deus, descobrir o seu chamado e vocação.
Você também é convidado a colaborar com as nossas obras, como a Casa de Maria. Dessa forma a nossa espiritualidade pode espalhar-se pelo mundo com a sua ajuda!
E, então, como a espiritualidade da anunciação tocou a sua vida?
1 Comment
Sou muito feliz em ser consagrado da Comunidade Santos Anjos!