
Como é admirável olhar e conviver com uma pessoa que possui o dom e a virtude da fortaleza.
Sem dúvidas, a nossa humanidade é extremamente agraciada ao ver como agiram e agem as almas fortes e cheias dos dons do Espírito Santo.
Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de sua vida, morte e ressurreição, é o modelo por excelência de uma alma forte. Dessa maneira, Ele nos revela quão grandioso é esse dom para que possamos com alegria fazer a vontade do Pai do céu.
Sejamos nós, leigos ou consagrados, o dom e a virtude da fortaleza é uma das coisas que nos fazem chegar ao céu e ao cumprimento de nossa vocação.
Diante disso, continuemos a ler esse texto para melhor entendermos sobre o que é o dom, e qual a diferença para a virtude moral, dessa firmeza e constância na procura do bem.
A importância do dom e virtude da fortaleza
Clamar, meditar, aprender e exercitar o dom e a virtude da fortaleza é de grande necessidade para todo aquele que deseja uma vida de santidade.
É por ela que santos e mártires permaneceram fiéis ao chamado do Senhor e regaram, com suas vidas, esta terra, com uma generosidade e entrega incomparáveis.
Da mesma forma, pelo dom e virtude da fortaleza alcançamos uma fé sólida, verdadeira e experimentada, que nos torna inabaláveis no cumprimento de nossa vocação.
A fortaleza, ainda mais nos tempos de hoje, se torna cada vez mais necessária, frente aos desafios que nos deparamos e que ainda iremos enfrentar.
Existe diferença entre dom e virtude da fortaleza?
Embora, aparente ser a mesma coisa, o dom da fortaleza e a virtude da fortaleza são diferentes.
O dom da fortaleza é um dos 7 dons do Espírito Santo, concedido especialmente por Ele. Como o próprio nome já diz, é um dom. Ou seja, é um presente que recebemos de Deus por meio do Espírito Santo.
Dessa maneira, nenhum mérito existe sobre ele e quase não depende de nossos esforços para alcançá-lo.
Diferentemente, a virtude da fortaleza, por ser uma virtude, exige de nós o esforço e a prática para possuí-la.
Leia também: Virtudes no dia a dia: Por que preciso ser virtuoso?
Como atua o dom e a virtude em nós?
A virtude da fortaleza é adquirida por meio da perseverança na escolha constante pelo bem. Enquanto que o dom da fortaleza é a capacidade de permanecer no bem diante de uma adversidade.
Ou seja, quando escolhemos evitar e afastar de nós um mal que vem para nos destruir, exercemos ela como virtude.
Sendo assim, quando não podemos evitar e nem afastar um mal, por exemplo a morte, mas sofremos praticando o bem, agimos pelo dom da fortaleza.
Lembremos que o dom da fortaleza é ainda mais elevado que a virtude da fortaleza.
Pois, como dom vai além das capacidades humanas. É uma força interior que nos faz suportar aquilo que à nossa humanidade seria insuportável.
Exemplo bíblico
Encontramos repetidas vezes a fortaleza presente em muitos homens e mulheres da bíblia. E também, acompanhamos diversos exemplos nas sagradas escrituras, do quanto é necessário pedirmos essa força:
“Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: “A paz esteja convosco!” (At 20,19)
Como nesta passagem, vemos claramente o que a falta do dom da fortaleza causa aos apóstolos.
Pois, apesar de terem convivido com Jesus, presenciado milagres e recebido seus ensinamentos, os apóstolos fraquejaram no anúncio da verdade.
Dessa maneira, foi necessário que o Senhor soprasse sobre eles o Espírito Santo e logo após anunciavam Cristo com todo destemor e desassombro.
“Responderam-lhes Pedro e João: julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus. Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido”. (At 4,19-20)
Diante disso, percebemos que embora os discípulos fossem capazes de se sacrificar pelo Senhor, algo lhes faltava. Somente após receberem o Espírito Santo foram capazes de ir além.
Então, conseguimos identificar aqui, a diferença entre a virtude da fortaleza e o dom da fortaleza.
Apenas pela virtude, os discípulos permaneceram no bem, mas não tinham coragem de continuar a missão de anunciar a boa nova.
Somente pelo dom do Espírito Santo é que se colocaram a enfrentar até as últimas consequências o anúncio do Evangelho.
Como alcançar o dom e virtude da fortaleza
Se a virtude da fortaleza exige de nós uma firme determinação e comprometimento na prática do bem, perseveremos!
O que mais podemos fazer para alcançarmos uma vida de santidade, é clamar e pedir ao Espírito Santo o dom da fortaleza! Então peçamos com confiança, pois Deus sempre deseja derramar sobre nós a sua graça como vemos em sua palavra:
“Basta abrirdes as mãos, para saciardes com benevolência todos os viventes.” (Sl 144,16)
Cabe a cada um de nós buscar incansavelmente fazer a nossa parte e certamente Deus fará a Dele.
Portanto, peçamos ao Espírito Santo que nos encha com esse dom, para que, revigorados, optemos sempre pelo bem e pela Sua vontade.
Continue lendo: Revisão de vida: avaliando propósitos e discernindo um tempo novo