
Ser uma família consagrada é uma grande graça de Deus diante da realidade em que a sociedade atual está inserida.
Sobretudo, em tempos onde o divorcio já se tornou corriqueiro, o aborto algo possível e a frieza invadiu os diversos lares; ser uma família consagrada é um grande sinal de que Deus jamais desistirá dessa vocação.
É bem verdade que as famílias que respondem a um chamado de consagração a Deus devem estar preparadas para nadar contra as marés deste mundo. Saiba que os desafios são muitos!
Mas também é verdade que aquelas que ofertam as suas vidas a Deus recebem infinitamente mais do que poderiam imaginar. Pois Deus é sempre generoso com aqueles que lhe entregam suas vidas.
Já imaginou que grande maravilha é, assim como o profeta Josué, poder dizer
“Eu e minha casa serviremos ao Senhor”? (Josué 24,15)
Mas e você? Já pensou se você e sua família têm esse chamado? Vem, vamos refletir isso juntos nesse texto!
As alegrias desta vocação
Nada se compara a alegria de pertencer ao Senhor! Sem dúvidas, todo aquele que se consagra a Deus pode sempre encontrar Nele o Seu refúgio.
Como pertença divina, a família consagrada pode sempre contar com o Senhor em suas batalhas diárias. Deus reconhece aqueles que são fiéis e nunca os deixa sozinhos.
Ao passo que, estar unido a uma comunidade, garante às famílias consagradas a certeza de sempre ter alguém para dividir os seus fardos. Além disso, também encontra com quem haverá de celebrar suas alegrias.
Assim compartilha-se fé, e juntos superamos desafios enquanto se caminha rumo ao céu. O amor dos irmãos lhes confere a força e o entusiasmo para seguir em frente. Ah! Como é bom ter irmãos de comunidade!
Somente aquelas famílias que já provaram do cansaço gratificante após um serviço feito com amor, dos momentos de oração juntos na presença de Deus e da vivência fraterna, pode dizer COMO É BOM SER FAMÍLIA CONSAGRADA.
Suas experiências compartilhadas garantem a cada família um progresso espiritual contínuo, pois podem aprender juntos a crescer no amor e na santidade. Sendo assim, já no primeiro parágrafo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, o Papa Francisco afirma que:
“A ALEGRIA DO AMOR que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”.
*(EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL AMORIS LÆTITIA DO SANTO PADRE FRANCISCO)
Os desafios da família consagrada
É difícil não sentir um certo impacto quando decidimos ser inteiramente do Senhor. O egoísmo deste mundo, a autossuficiência e o ceticismo presente em nossa sociedade, não reconhece o que é doar-se inteiramente por Deus e para Deus.
Quando nos consagramos ao Senhor, são inúmeros os desafios que temos de estar dispostos a enfrentar. Contudo, quando é Deus quem chama, certamente Ele nos concede a graça de respondermos ao Seu chamado.
Além disso, os desafios da vida consagrada são provocados por três desafios principais, como afirma São João Paulo II:
“Tocam diretamente os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, estimulando a Igreja, e de modo particular às pessoas consagradas, a pôr em evidência e testemunhar o seu significado antropológico profundo.”
(EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VITA CONSECRATA DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II)
Porém, apesar dos grandes desafios, aquele que diz sim a uma consagração não está sozinho! Sempre será sustentado por Deus com as capacidades necessárias para permanecer em seu chamado.
Nesse sentido, uma família consagrada não tem a possibilidade de permanecer na preguiça, na desconfiança de Deus e no egoísmo. Ao contrário, confiando no Senhor, ela se faz diligente e, cheia de fé, se doa sempre nas primícias daquilo que possui ao reino de Deus.
É verdade que a consagração a uma comunidade jamais será maior do que o chamado à vocação do matrimônio. Sendo assim, a família precisa ficar sempre atenta à unidade da família e não se esquecer de que viver como consagrado também tem a sua importância.
Dessa forma, uma família consagrada precisa aprender com paciência a conciliar as duas realidades sempre confiando na Providência Divina, que nunca falta àqueles que se consagram por amor.
Leia também: Santa Rita: esposa, mãe, viúva, consagrada e santa!
A minha família tem um chamado à vida consagrada?
Deus pode falar de diversas formas, mas é certo que o Seu chamado vai além de uma emoção de momento.
Não basta apenas achar bonita uma família que serve ao Senhor, nem tampouco ir porque outras estão indo. É preciso trilhar um caminho de intimidade com Deus para ouvi-lo e com a comunidade para conhecê-la.
Deus pode falar de forma extraordinária, mas o mais comum é que nos fale por meio da inteligência. Ou seja, ao caminharmos junto à comunidade, Deus vai despertando e revelando a Sua vontade.
A Comunidade Santos Anjos auxilia todas as famílias que desejam descobrir se tem um chamado à consagração. Que tal iniciar esse caminho na Comunidade Santos Anjos? Seja um vocacionado Santos Anjos!
Você pode encontrar o seu lugar na Igreja e no
mundo!
Através de momentos fraternos, oração e formação, Deus vai aos poucos revelando a Sua vontade. No entanto, é preciso que as famílias se aproximem pelo carisma e abram as portas do coração à voz de Deus.
Por último, queremos realmente saber se você e sua família já pensaram se esse é o lindo chamado de Deus para vocês?
Se você quer descobrir o que é vocação e o chamado de Deus para a sua vida, te fazemos esse convite: Venha nos conhecer e descobrir. A sua família pode ser uma FAMÍLIA CONSAGRADA!