
A fé é o elemento que aproxima o homem de sua essência, daquilo que Deus constituiu como Plano Original. Afinal, somente no coração do Criador, o homem reconhece quem ele é e para quê foi criado. Contudo, o importante é destacar que os homens de Deus não podem paralisar diante dos desafios para viver a fé.
Ainda sabendo deste reconhecimento, possível aos que buscam a intimidade com Deus, o homem dos tempos de hoje é desafiado a encontrar sua verdadeira rota. Portanto, é necessário aprofundar a sua missão no mundo e exercer uma masculinidade ordenada.
Ser homem no mundo de hoje
Em uma audiência geral (1980), São João Paulo II afirmava que o homem, quando acolhe o dom da própria masculinidade, enriquece a humanidade de proteção criando uma autêntica comunhão. Contudo, esse enriquecimento tem se tornado cada vez mais desafiante para o homem, principalmente, quando parte da vivência da fé.
O conflito de identidade pode ser considerado um dos primeiros desafios da masculinidade. Afinal, o mundo não exige mais do ser homem, o sadio estado de luta que protege a família e a sociedade. Mesmo assim, expressar essa identidade e compreendê-la à luz da Palavra é deixar com que essa proteção revele a maneira como Deus protege seus filhos.
Além deste conflito, as exigências do mercado de trabalho e a desorientação parental e familiar, forçam o homem a escolher entre um ambiente ou outro. Portanto, o impede de encontrar o equilíbrio justo que eleva o ser homem ao cumprimento da sua missão de provedor do lar e pai.
Para encarar estes desafios, São Josemaria Escrivá ensina aos homens: “Sê enérgico. — Sê viril. — Sê homem. — E depois… sê anjo.” Por isso, nessa lógica de determinação, virilidade, masculinidade e santidade, o homem pode lutar para cumprir sua missão e combater o bom combate (2 Timóteo 4,7).
Os desafios para viver a fé nos nossos tempos
Diante desses desafios para viver a fé, o homem precisa abastecer-se de instrumentos providenciados por Deus.
Por isso, a busca da oração deve ser entendida como o primeiro desses instrumentos, pois, somente na oração o homem encontra com Cristo, o modelo maior de homem. Afinal, em Cristo, toda masculinidade é ordenada ao seu plano original. Desse modo, é lançada em terreno fértil, pronto para construir uma nova humanidade.
É também na vida dos santos que o homem redescobre modelos de masculinidade para viver os desafios da fé, do trabalho e da paternidade. Nos santos, o homem pode encontrar vias criativas e próximas aos desafios deste tempo. Desafios que podem jamais desaparecer, mas que podem ser vencidos dia após dia com a sabedoria e a graça que o Senhor concede aos seus para que espalhem o Seu rosto em toda a humanidade.