
A seguir, você encontra perguntas que vão ajudar a refletir sobre sua fé.
“Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé”. Essa pequena oração é uma súplica que quem deseja crescer na fé costuma fazer diariamente. Se você tem buscado viver essa experiência, saiba que os santos podem ajudar bastante. A seguir, você vai encontrar algumas perguntas que vão direcionar uma reflexão sobre sua fé.
Mas, antes da nossa reflexão, precisamos entender que crescer na fé é avançar no caminho de amizade com Deus. Por isso, podemos dizer que esse movimento nos torna também mais amigos de Jesus em cada momento do nosso dia a dia. Passamos a perceber que Cristo está conosco a todo instante, que Ele não nos abandona.
Como está sua vida de oração?
Será que está faltando oração para que você cresça na fé? Como você avalia o tempo que tem passado lendo a Palavra de Deus ou mesmo sobre a vida dos santos, como Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco, São Dom Bosco, São Felipe Néri… Enfim, quando damos qualidade ao nosso tempo com Deus, nós experimentamos grandes graças.
Como você vive os momentos de prova?
Você tem aceitado as provas, ou seja, os momentos difíceis da sua vida como permissão de Deus? Ou você tem questionado ao Senhor o porquê delas acontecerem na sua vida e não na dos outros? Saiba que as provas servem para renovar a nossa fé e o nosso amor na misericórdia do Pai. As tribulações não devem nos assustar, pelo contrário, devem nos inserir em uma dinâmica nova de confiança em Deus.
Como você tem acompanhado as celebrações online?
Neste tempo de pandemia, a experiência de fé tem sido alimentada pelas celebrações eucarística, pelos momentos de oração e de adoração por meio da internet. Contudo, esses momentos produzem verdadeiros frutos quando nos colocamos, de fato, com o coração aberto diante deles. É Deus quem realiza e é a fé que nos leva a crer nessa realidade.
De que forma você tem confiado na Providência de Deus?
Nossa vida está nas mãos de Deus. Precisamos renovar todos os dias a nossa confiança em sua Divina Providência. Por meio dela, Deus expressa o seu amor e a sua bondade na nossa vida, nos dando sempre o que realmente necessitamos e não o que queremos. Para crescer na fé, precisamos renovar também o nosso entendimento sobre esse assunto. O Senhor cuida de nós, cuida de cada um de nós.
Você tem servido a Deus?
O serviço a Deus nos ajuda bastante a crescer na fé. Quando colocamos os nossos talentos, os nossos dons, a serviço do reino de Deus, nós vivemos a feliz experiência de ser instrumento de evangelização na vida de outras pessoas. Por meio da música, da pregação, da intercessão e de tantas outras formas que Deus nos dá para servir, nós alcançamos o coração dos nossos irmãos.
Seus relacionamentos de amizade são marcados pela fé?
Bons amigos sempre nos ajudam a crescer na fé. Basta olhar para os santos que foram amigos. Amizades baseadas na caridade e no testemunho. Um ajudava o outro a dar passos mais concretos na caminhada rumo ao céu. Assim aconteceu com São Francisco e Santa Clara, e também com Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz. Mas há ainda muitos outros santos que vivam amizades fundamentadas na fé. Você também pode viver relacionamentos com esse propósito.
O que o Papa fala sobre crescer na fé?
A temática da fé é constantemente abordada pelo Papa Francisco. Em cartas apostólicas, em homilias, em discursos e em outras oportunas ocasiões, o Santo Padre tem destacado a importância de que cada cristão cresça na fé, fortalecendo a confiança em Jesus Cristo. Para isso, Francisco nos convida, entre outras posturas, a fazer memória das nossas raízes, reconhecendo-nos pecadores e contemplando a ação de Cristo na nossa história.
O que São Pedro nos ensina sobre a fé?
São muitos os ensinamentos de São Pedro sobre a fé. Contudo, gostaria de destacar um momento que ele viveu com Jesus e que expressa bastante a importância da fé na nossa caminhada rumo ao céu. Você se lembram de quando Pedro viu Jesus caminhar sobre as águas? O desejo do apóstolo era ir ao encontro do Mestre também caminhando sobre as águas (Mateus 14, 22-36).
Pedro até conseguiu dar alguns passos, mas, pouco tempo depois, começou a afundar. Não consegui chegar até Jesus. Pediu, inclusive, ajuda a Cristo para não se afogar. Esse “naufrágio” de Pedro se deu, podemos dizer, por conta da falta de fé. A partir dessa situação, percebemos que crescer na fé diz respeito à confiança que temos em Deus. Nossos olhos não devem desviar do olhar de Cristo.
Como está a sua fé?
Depois de ter acesso a essas questões, como você avalia a sua fé agora? Esse é um momento importante, pois é, a partir dessa reflexão, que você pode definir quais posturas deve tomar para, de fato, crescer na fé. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse 9 dicas para você crescer na vivência da fé.