
Os livros sobre os Arcanjos são uma leitura atual e muito simples para quem gosta de proteção e oração ao mesmo tempo. A Igreja tem uma profunda devoção pelos anjos porque eles colaboraram com a história da nossa salvação desde o antigo testamento.
Logo, ler sobre os Arcanjos é conhecer melhor sobre como Deus agiu através deles em nosso favor, sem falar que a leitura é um excelente caminho de oração em nossa vida.
Sendo assim, colocamos algumas sugestões de livros que ajudarão a alimentar a fé e a amizade com os Anjos – poderosos em força e fiéis cumpridos das ordens divinas (cf. Sl. 103,20)
Livros sobre os Arcanjos – mas quem são eles?
Não custa relembrar a importância dos Arcanjos na história bíblica do povo de Deus até chegar em cada um de nós hoje, uma vez que esses espíritos puros são valentes guerreiros, defensores do plano de salvação de Deus.
Por exemplo, São Miguel é o vencedor da grande batalha do céu contra o inimigo da nossa salvação. O próprio nome Miguel significa “Quem como Deus?”; ele continua nos defendendo das armadilhas de satanás e travando grandes batalhas em nosso favor.
Já São Gabriel é o anjo mensageiro, anunciador de boas notícias. Seu nome significa “Homem forte de Deus”; foi ele quem conversou com Zacarias no templo sobre o nascimento de João Batista e fez o anúncio à Virgem Maria sobre a chegada do salvador.
Agora, São Rafael é o Arcanjo da cura – o nome diz o mesmo. Sua presença marcou a viagem de Tobias e levou a cura ao seu pai Tobit, que estava cego. Desde então, ele é o companheiro daqueles que rezam por cura no mundo (cf.Tb 3,16-17a).
Portanto, como eles são importantes, vale a pena aprofundar a origem de cada um, sua missão e ação no mundo através de livros sobre os Arcanjos.
Será que consigo ler livros sobre os Arcanjos?
Às vezes, desanimamos quando temos que ler algo muito longo, não é verdade? Por isso, antes de indicar os livros sobre os Arcanjos, vamos explicar por que é bom ler!
Embora a leitura esteja conosco 24 horas por dia através de tantas imagens, letras, informações que passam por nossos sentidos diariamente, ler um livro é diferente, já que pede nossa atenção, tempo e concentração.
No entanto, se pensarmos o quanto a leitura enriquece a vida, e principalmente das Sagradas Escrituras ou de um livro espiritual, logo nos animamos a começar e as dificuldades diminuem.
Portanto, para incentivar a leitura de livros sobre os Arcanjos, diga para si mesmo: quero experimentar o profundo amor de Deus por mim através dos anjos, quero também rezar por minha família e testemunhar as maravilhas que o Senhor continua realizando por nós.
Dessa forma, escolha um entre esses cinco livros e comece sua jornada espiritual na certeza de que a fome e a sede por Deus irão conduzi-lo (a) a continuar. Colocamos as indicações numa sequência de forma que os livros sobre os Arcanjos crescem em conhecimento.
Não só ler, mas rezar com os Arcanjos!
Ainda melhor do que só ler livros sobre os Arcanjos, é aprender a rezar com esses amigos angélicos.
Por isso, a primeira indicação de livros é um bom devocionário sobre São Miguel para ter em sua casa, perto da bíblia, do terço porque, em qualquer momento do dia, você pode rezar para aliviar o coração.
Esse pequeno livro sobre esse Arcanjo traz momentos fortes de intercessão e súplica para toda a família.
Porque como diz (São Pio X):
“Deus na primeira luta venceu servindo-se de São Miguel. Devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora com o socorro e a ajuda deste Arcanjo bendito”.
Confira também: 11 frases para alimentar a sua espiritualidade
#2 Os Anjos: Com as 7 Catequeses do Papa João Paulo II Sobre os Anjos
E quando o autor do livro sobre os Arcanjos é um grande papa e santo da Igreja? A nossa vontade de ler só aumenta, não é mesmo?
Por isso, essa indicação é tão preciosa!
Separamos para você a dica de um livro com várias pregações do Papa João Paulo II sobre a vida dos Anjos, logo é uma leitura fundamental para a fé. Além de trazer a oração do Papa Paulo VI: Livrai-nos do mal.
Se o Papa fala é a Igreja quem fala, então temos nesse livro uma forte catequese sobre esses seres espirituais maravilhosos, com base nas Sagradas Escrituras, na Tradição e na liturgia. Portanto esse livro sobre os Arcanjos nos ensina a defender a fé católica.
#3 São Miguel Arcanjo, o Santo Guerreiro da Revolução de 1932
Essa dica de livros sobre os Arcanjos é para quem também gosta de conhecer os aspectos históricos!
Recentemente, o padre Márcio Almeida, Reitor da Basílica São Miguel Arcanjo há 10 anos, presenteou o povo de Deus com esse livro sobre os Arcanjos. Esta publicação traz a história do milagre de São Miguel Arcanjo na Revolução de 1932.
De forma especial, sobre São Miguel com quem ele alimenta uma espiritualidade profunda, nos ensina a fazer o mesmo e a confiar na proteção do Arcanjo, Príncipe das milícias celestes.
#4 Os Anjos na Vida dos Santos
E você, também já se questionou o que os Santos da Igreja falaram sobre os anjos e Arcanjos? Pois sabia que existem livros sobre isso também?
O autor de um desses livros sobre os Arcanjos é Plinio Maria Solimeo.
Nada como o testemunho dos santos, que são pessoas limitadas como qualquer um de nós, para nos convencer sobre a presença dos anjos em nossa vida.
Muitas vezes, de maneira misteriosa, os anjos livraram os santos do perigos, até da morte. Em outros momentos, trouxeram a providência divina, mostraram a bondade e a ternura de Deus. O quanto precisamos renovar a certeza de que o carinho de Deus continua o mesmo.
#5 São Miguel Arcanjo- Um Tratado sobre Angelologia
Se você está buscando livros sobre os Arcanjos mais doutrinários, confere essa dia a seguir:
Você sabia que existe um estudo sobre os anjos chamado de Angelologia? Exatamente sobre isso que o livro fala. Mas não é nada complicado de compreender, ao contrário, é necessário. Esta é uma obra de Loo Burnett – publicitária, especialista em Marketing e mestranda em Teologia.
Para quem gosta de um estudo sistemático e tem uma grande admiração por São Miguel, o livro fala sobre suas funções ao longo do tempo, como: consolador das almas no purgatório; protetor da Igreja; condutor das almas ao paraíso; defensor do Reino dos Céus.
Por fim, a autora faz uma jornada com o Papa Gregório Magno , São Tomás de Aquino, São Francisco de Assis, São Padre Pio de Pietrelcina, Papa Leão XII , Papa João Paulo II, entre outros.
Agora, só nos resta desejar uma boa leitura e lembrar que nossa vida é sempre objeto do amor fiel de Deus e Ele conta com seus Arcanjos para nos provar isso.