
O matrimônio é a escolha de passar a vida ao lado de alguém, de prometer fidelidade, de se comprometer até a “morte nos separe”, de crescer ao lado de uma pessoa e dividir suas alegrias e tristezas. É uma escolha bela, mas muito exigente.
O Papa Francisco diz que o casamento é: “uma viagem trabalhosa, por vezes difícil, chegando mesmo a ser conflituosa, mas vale a pena animar-se. E nesta viagem de toda a vida, a esposa e o esposo não estão sozinhos; Jesus os acompanha”.
Ou seja, ainda que seja desafiador, o matrimônio é algo maravilhoso e abençoado por Deus. Afinal de contas, o casamento é uma vocação e Deus sonhou com ela para nós, fomos escolhidos para essa missão.
Leia mais: O que é vocação e por que você precisa saber disso?
No entanto, é importante que os esposos estejam em sincronia, que se entreguem mutuamente e estejam decididos a incentivar o outro a peregrinar rumo ao céu.
Dicas para um matrimônio feliz
O casal que escolhe dividir a vida em matrimônio, decide viver, em uma só carne, a imagem e semelhança de Deus e há conselhos que podem ajudar nessa jornada de amor e doação.
O matrimônio é símbolo da vida real
O casamento não é um romance cinematográfico e também não é estrada plana, possui curvas. No entanto, mesmo com as dificuldades, é importante voltar-se para Deus, ter paciência, olhar com bondade para o outro e perdoar.
Ore pelo seu companheiro (a)
A oração em um matrimônio é poderosa. Ela libera as mágoas mais profundas, quebra o ciclo de ferir ainda mais o outro e te torna humilde perante o outro/ a outra e a Deus. Além disso, a oração é um convite para mudar e remove o egoísmo.
Imensos são os efeitos dela dentro de um casamento e tem poder transformador, o qual todos nós precisamos em nosso lar.
Procure fazer seu cônjuge feliz
Quando você e o seu parceiro (a) tiverem os mesmos propósitos, que são também os de Deus, a felicidade será garantida. Os dois estarão unidos ao mesmo desejo!
Passem tempo de qualidade juntos
Se esforcem para sair juntos. No entanto, não usem estes momentos para discutir ou resolver conflitos, mas sim para aproveitar a companhia um do outro.
Tenham momentos específicos para conversar sobre um problema ou conflito do matrimônio. Escolha um local longe dos filhos para que, diante de quaisquer animosidade, eles não sejam afetados.
Leia mais: A Sagrada Família é uma referência para você?
Busquem oportunidades de ajudar aos irmãos
Servir ao mais necessitado é nutrir o coração de amor e generosidade, enquanto rende frutos para o matrimônio, para a vida a dois e como família. Além disso, ser generoso alegra o coração de Jesus!
Saiba ser gentil e amável
Para um matrimônio sólido e duradouro devemos saber fazer perguntas ao outro, sem agressividade, mas com amabilidade. Também devemos dizer “obrigado”, ter um coração grato.
Papa Francisco diz que “é importante manter viva a consciência de que a outra pessoa constitui uma dádiva de Deus, e aos dons de Deus é necessário dizer obrigado!”
Tão fundamental quanto a gratidão é o pedido de desculpas. A humildade é um valor inquestionável e indispensável em um relacionamento.
Viver junto é fascinante, é um caminho paciente e cheio de alegria. Lembre-se de fazer o matrimônio ser uma eterna conquista, uma busca incessante pelo amor e por servir a Deus juntos, em casal e em família.
Portanto, saiba o que te levou a tomar essa decisão, seja perseverante e coloque esses conselhos em seu cotidiano.
Faça com que mais casais conheçam essas dicas. Compartilhe esse texto!