
A quaresma de São Miguel é um instrumento infalível contra as forças do mal espalhadas nos ares. Que tal descobrir mais sobre este caminho de oração?
Quem de nós nunca disse esta jaculatória: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate…” É uma oração muito poderosa e conhecida entre os católicos de forma geral, como também, desde criança, nossa primeira oração é ao nosso anjo da guarda.
Portanto, a presença dos anjos é uma devoção antiga na fé católica, tanto que quando alguém nos faz um bem, a gente sempre compara a pessoa a um anjo. E para nos convencer sobre a importância da oração aos anjos, O Papa Francisco nos diz assim:
“Há sempre dificuldades que nos dividem, que semeiam o mal. É por isso que rezamos a São Miguel, para que sempre derrote o diabo, porque é ele quem causa divisão, quem semeia inveja.
A Bíblia o diz claramente: por causa da inveja, o diabo entrou no mundo. E também rezemos ao Anjo que nos acompanha na vida. Esta é uma verdade”
Por isso, preparamos este post para que você conheça e se aproxime mais desse amigo, guardião dos sacrários do mundo inteiro, ágil e poderoso na defesa dos filhos (as) amados de Deus, e encontre os motivos para rezar esta quaresma! Confira até o fim.
Quaresma de São Miguel – Mas quem é esse anjo?
“Naquele dia, vai prevalecer Miguel, o grande comandante, sempre de pé ao lado do teu povo” (cf Dn 12,1)
São Miguel está presente desde o início da caminhada do povo eleito e se destaca como defensor, protetor diante de Deus; não é à toa que seu nome “Miguel” significa “Quem como Deus?” e sua imagem – com as vestes de guerreiro, o escudo e a lança – simboliza a prontidão para lutar, como também a balança representa a justiça divina.
No entanto, a tradição da Igreja o descreve também como guardião dos agonizantes, aquele que leva as almas ao Trono de Deus para o julgamento, invocado como nosso advogado na vida e na hora da morte (cf. Jd 1, 9).
Mas é como um anjo guerreiro que ele se destaca conforme narra o livro do Apocalipse 12,7-8:
“Houve, então, uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão. O dragão lutou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado e eles perderam seu lugar no céu”.
Sua fama é porque São Miguel travou a primeira batalha contra Satanás e o motivo foi seu amor, e submissão a Deus. Mas Deus precisa de defesa? Não precisa, porém, somos nós quem precisamos defender o nosso amor a Deus, e São Miguel nos ensinou isso.
Dessa forma, a quaresma de São Miguel tem um grande poder de nos alertar para os perigos que sofremos todos os dias, principalmente a nossa alma, a fé e o amor a Deus. Portanto, assim como a Igreja reza, também nós o fazemos pela defesa de nossa vida.
Leia também: Frases que alimentam sua espiritualidade.
Origem da Quaresma de São Miguel
Agora, entendamos de onde surgiu a quaresma de São Miguel. Desde a idade média, se pratica essa devoção, que começou com São Francisco de Assis. Como sabemos, este santo era um contemplativo, passava horas, dias escondido, rezando a Deus.
No entanto, sua vida era conduzida pela liturgia e como os períodos mais favoráveis eram o Advento e a quaresma, quando se fazem oração, jejum e penitência, e o intervalo entre os dois é muito longo, logo o santo resolveu criar a quaresma em honra a São Miguel, de quem era devoto, para manter sua alma em constante oração.
Sendo assim, São Francisco rezava a quaresma de São Miguel pela salvação das almas e pelas almas do purgatório. E foi durante essa experiência de oração que ele recebeu os estigmas em seu corpo, sinais da Paixão de Cristo e que ele carregou até o fim de sua vida.
E até hoje, a Família Franciscana celebra, em todo o mundo, a festa da Impressão das Chagas de São Francisco, exatamente no dia 17 de setembro, a poucos dias da comemoração de São Miguel Arcanjo.
Portanto, assim como São Francisco teve seu corpo gravado, também nossa alma é ferida de amor a Deus através da quaresma de São Miguel, visto que quem se aproxima da face de Deus, se apaixona.
Efeitos da quaresma de São Miguel na vida de quem reza
“Deus , na primeira luta, venceu, servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos , portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora com o socorro e ajuda deste Arcanjo bendito” (São Pio X)
Ora, são inúmeros os benefícios na vida de quem reza, porém há oração para todas as ocasiões, não é verdade? Para os filhos, para casar, conseguir emprego, curar enfermidades, enfim.
Logo, que benefícios trazem a quaresma de São Miguel? Vamos começar pela motivação maior: o amor a Deus. Já dissemos que o amor fez Miguel sair em defesa de Deus, então se quisermos que o amor a Deus vença em nós, rezemos a quaresma!
Outro fator: a palavra certa, na hora exata e do jeito correto! Lembre-se do que disse São Miguel: Quem como Deus? Essa pergunta é uma afirmação forte que estremeceu o céu e abalou Lúcifer.
Da mesma forma, precisamos dizer às diversidades da vida quem é o nosso Deus, mas com convicção e sem medo. Isso significa decidir por Deus em qualquer situação, mesmo que nos custe prestígio, amigos ou status social – coisas que o mundo venera.
Mas para alcançarmos essa força interior, precisamos de práticas espirituais fortes, e a quaresma de São Miguel é um caminho de oração que fortalece nosso interior, reveste nossa alma e nos põe de prontidão contra as ciladas do inimigo.
Por fim, outro benefício é a salvação dos nossos familiares, como também a intercessão por nossos amigos e todos os que participam da nossa vida. Devemos rezar pela Igreja e seus pastores para que ela continue a missão de anunciar Jesus com coragem.
Comunidade Santos Anjos
“E na Bíblia vemos que o Senhor nos dá anjos – prossegue – para nos acompanhar, até mesmo para nos defender, para que eles possam nos defender desta ‘política’ do diabo, de destruição. “E o ‘líder’ – por assim dizer – dos Anjos é São Miguel…” (Papa Francisco)
E quando Deus nos dá Anjos para nos acompanhar e interceder por nós em qualquer lugar onde estivermos?! Exatamente: A Comunidade Católica Santos Anjos tem essa missão e se apoia na proteção dos Arcanjos para ser instrumento de salvação para o povo de Deus.
Assim como os anjos têm a missão de nos levar ao encontro com Deus, a Comunidade Santos Anjos também, através do testemunho, da oração e da evangelização. E não pode faltar a quaresma de São Miguel Arcanjo:
E então? Encontrou os motivos para rezar a Quaresma? Então, comece sua oração:
“Levanta-se, Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo e de todas as milícias celestes, que sejam dispersos seus inimigos e fujam de Sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
São Miguel Arcanjo, rogai por nós!
1 Comment
Excelentes materiais !