
O que vem a sua cabeça ao pensar em vocação? Provavelmente, sua mente, automaticamente, te leva a imagem de uma freira ou um padre. Ou então, a uma escolha profissional, que você acredita profundamente ser um dom.
Apesar de estar correto, vai muito além disso. Compreender o que é vocação significa reconhecer que Deus nos chama para algo maior e dizer SIM! Todos nós temos um chamado: caminhar rumo à santidade. Também somos convidados a evangelizar: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura! (Mc 16, 15).
Esse é um assunto muito profundo que precisa de discernimento, portanto falaremos mais sobre esse conceito. Continue a leitura!
O que é vocação?
A palavra vocação vem do verbo latino “vocare” e significa chamado/chamamento. Ou seja, é um convite que Deus faz ao coração do ser humano por amor.
Em 2014, o Papa Francisco explicou que a vocação cristã é “permanecer no amor de Deus, respirar, viver desse oxigênio, viver desse ar”. E como é o amor? ‘Como o Pai me amou, assim também eu vos amei’. Um amor que vem do Pai. A relação de amor entre Ele e o Pai é também uma relação de amor entre Ele e nós. E Ele nos pede para permanecermos nesse amor, que vem do Pai”.
Vocação é servir a Deus, permanecer sempre no amor dEle. Um amor que salva e transmite esse sentimento aos próximos.
Papa Francisco também diz que o chamado de Deus não é estampado. Não é enviado por SMS ou por mensagem nas redes sociais. Portanto, é preciso um processo de discernimento, fazer amizade com Deus, rezar e cativar a intimidade com o Senhor.
“O chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária”. Por isso, é preciso se “preparar para uma escuta profunda da sua Palavra, prestar atenção aos seus detalhes diários e aprender a ler os sinais dos tempos com os olhos da fé”.
Se você ainda não reconheceu seu chamado, certamente não está atento. Toda pessoa recebe um convite de Deus para segui-lo com amor.
É muito importante que você esteja aberto e atento, pois só se sentirá completamente preenchido, quando responder ao chamado; só assim seu coração se completará.
Podemos sentir felicidade em muitas formas e lugares, porém a alegria plena e a paz verdadeira só são conquistadas quando compreendemos a nossa vocação e dizemos SIM ao chamado de Deus.
Porque você precisa saber disso
Como mencionado, o seu coração só será preenchido de alegria quando você descobrir sua vocação. Por isso, é tão importante conhecê-la.
Além disso, descobrir sua vocação está diretamente relacionado a conhecer a si mesmo. Deus não te convida a algo que não combina com você, com sua personalidade, sonhos e vontades.
Quero dizer que tudo está ligado: quem você é, seus gostos, sua personalidade e o que Deus quer de você. Então, conhecer sua vocação é se conhecer e viver uma vida mais feliz e realizada!
Como descobrir sua vocação
Além do que já foi dito que é rezar e ter intimidade com Deus, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo, como “o que quero para minha vida?”, “quais são os meus desejos para o futuro?”, “com o que meu coração se alegra?”, “o que eu gostaria de fazer pelos outros?”.
Outra forma de conhecer sua vocação é conversando com pessoas que você admira e que possam te dar bons conselhos. Seja sincero na sua partilha e ouça com atenção os bons conselhos que receber!
Para você discernir sobre a vocação é importante conhecer todas as opções. Lembre-se das palavras do Papa, “o chamado de Deus não é evidente”. Então, procure ler mais sobre as vocações e, dessa maneira, seu processo de discernimento acontecerá!
Se você chegou até aqui, é porque está verdadeiramente interessado em conhecer sua vocação e isso nos alegra. Queremos te encontrar mais por aqui! E para continuar essa sua jornada, te convidamos a aprofundar mais sobre o assunto! Para isso, nós te apresentamos 9 motivos para descobrir sua vocação. Boa leitura!