
Em primeiro lugar, os Arcanjos são fiéis servidores de Deus. Eles estão nas Sagradas Escrituras cumprindo missões muito importantes para nossa salvação, basta lembrarmos do anúncio do nascimento de Jesus à Virgem Maria (cf. Lc.1,26).
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (328):
A existência dos seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição.
Sendo assim, o catecismo nos ensina que os anjos são seres espirituais em quem podemos confiar, porque eles estão o tempo inteiro a serviço de Deus. Assim, vamos conhecer melhor quem são esses valentes guerreiros.
Quem são os Arcanjos?
A palavra Arcanjo significa aquilo ou aquela coisa que tem relevância, importância. De fato, se observarmos as passagens bíblicas onde eles aparecem, são todas relevantes e um divisor de águas para a história do povo de Deus.
Por exemplo, a aparição de Rafael no livro de Tobias (cf. Tb.12,15): ele mesmo se apresenta:
“Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.”
A presença do Arcanjo Rafael mudou a história de Tobias e de Sara, que era perseguida por uma maldição sempre que se casava.
Acesse aqui e descubra um chamado para a sua família
Portanto, os Arcanjos são aqueles a quem Deus confia missões muito especiais da fé e revelações de realidades acima da compreensão humana; e eles são fiéis mensageiros dessa notícia, como também, defensores do projeto de Deus em favor de seus filhos.
No entanto, os Arcanjos fazem parte de uma hierarquia que não significa prestígio ou preferência diante de Deus, mas eles se organizam de acordo com a função que exercem. Vamos conhecer melhor essa divisão!
Classificação dos Arcanjos
Os anjos estão divididos, ou melhor subdivididos, em nove couros e três hierarquias. A partir da primeira hierarquia, temos serafins, querubins e tronos. São os anjos que vivem ao redor do trono de Deus, contemplando sua glória e cantando seus louvores.
Provavelmente, os anjos das crianças estão nessa terceira hierarquia conforme diz Jesus:
“Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.” (cf.Mt.18,10).
Agora, a segunda hierarquia é composta pelas dominações, virtudes e potestades, grandes defensores da humanidade. Eles encontram-se entre o céu e a terra; ajudam a melhor governar o mundo e combatem as hierarquias infernais (cf. Ef 6,12).
Por fim, a terceira hierarquia é composta pelos Arcanjos cuja função principal é estarem em defesa da humanidade, e seus nomes dizem isso: Miguel, Gabriel e Rafael significam o que eles fizeram na história da salvação.
Rafael, Gabriel e Miguel…
Quem nunca ouviu falar desses Arcanjos e suas relações com a humanidade? O reconhecimento do povo cristão é tão grande por eles que são muitas as crianças que carregam seus nomes.
De fato, cada um dos Arcanjos têm uma participação especial na história da Salvação. Vamos relembrar seus nomes e suas missões entre nós.
-
- São Rafael – o nome significa “Deus curou” ou “Medicina de Deus”. Sua história está presente no livro de Tobias e foi ele quem levou a cura da cegueira de seu pai Tobit. A passagem bíblica diz: “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).
- São Gabriel – esse nome significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. Sua presença aparece no livro de Daniel (9,24-26) falando-lhe sobre o Messias. E essa missão se concretizou com o anúncio do nascimento do Salvador em Lucas 1.
- São Miguel – Esse nome traz uma autoridade grande diante dos inimigos da nossa fé: “Quem como Deus”, como também revela sua missão de guerreiro e defensor da Igreja. O livro do Apocalipse 12,7-8 diz bem isso: “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão.”
O que esses Arcanjos nos ensinam hoje?
Se fizemos uma leitura da missão de cada um deles, constataremos o quanto somos amados por Deus e o quanto os Arcanjos são cumpridores das ordens divinas.
Confira os motivos para rezar a quaresma de São Miguel.
Portanto, esses fiéis servidores dizem a mensagem mais importante de nossas vidas: a Trindade vive para nos amar e continua agindo com a ajuda deles em nosso favor, logo qual será nossa resposta diante desse zelo divino através dos anjos?
Se há algo que eles nos ensinam muito bem é adorar a Deus, colocá-lo em primeiro lugar, como também servir ao próximo, porque o irmão é objeto da bondade divina, independente de sua condição social, cultural ou religiosa.
Uma comunidade de irmãos que são como anjos!
A Providência Divina não se cansa nunca de nos atrair para Si e nos dar provas do amor que sente por cada pessoa humana.
E foi por isso que inspirou uma Nova Comunidade que testemunha a experiência de pentecostes e, na força do Espírito Santo, oferece seu serviço à Igreja através da consagração da própria vida.
Assim é a Comunidade Santos Anjos, formada por homens, mulheres, jovens, casais, pessoas casadas, viúvas, leigos, celibatários, diáconos permanentes, sacerdotes e pessoas em definição do seu estado de vida, que abraçam a pobreza, a obediência e a castidade.
O nome da Vocação Santos Anjos se deve a busca intensa em viver a experiência do Anúncio que se realiza pelo ministério dos Anjos de Deus, o acolhimento de Maria que crê, espera e o mistério da encarnação.
E com o auxílio da graça divina, promovemos o encontro das pessoas com Jesus através da espiritualidade e da caridade, de forma que elas possam restaurar sua relação com Deus, com a Igreja, com os irmãos e a criação.
Como nosso nome sugere, temos como nossos intercessores os santos Arcanjos que nos protegem, conduzem e nos inspiram no anúncio da salvação para a humanidade. Dessa forma, nos dispomos à vontade de Deus como diz o Sl 39:
“… Eis que venho, ó Deus, para fazer a Tua vontade”.
Agora, rezemos aos três arcanjos
“São Miguel, glorioso príncipe do Céu, protetor das almas, eu vos invoco, para que me livreis de toda a adversidade e de todo o pecado, e me façais aproveitar no serviço de Deus, conseguindo-me dele a graça da perseverança final. Amém!
São Gabriel, glorioso arcanjo, fortaleza de Deus, eu vos invoco, para que me alcanceis a graça de ser preservado da negatividade, vencer o mal e dominar as minhas más inclinações até o fim da minha vida. Amém!
São Rafael, glorioso arcanjo, medicina de Deus, eu vos invoco, para que cureis toda a cegueira e todas as enfermidades de minha alma, e me ajudeis a fugir dos pecados que me causam tantos males. Amém!”
Reze conosco a Quaresma de São Miguel