
A medida que frequentamos mais a Igreja cresce em nós o desejo pela busca da vontade de Deus!
Se a sua vida foi impactada pelo amor de Deus, certamente você experimentou o desejo de espalhar esse amor para que todo mundo conhecesse, não é mesmo?
É diante dessa experiência de amor começamos a nos a perguntar: onde é o meu lugar na Igreja? Como servir melhor a Deus? Como ser Santo? Eu tenho um chamado vocacional?
Se você deseja entender melhor quais são o chamado de Deus na Igreja, esse conteúdo foi feito para você!
Chamados à santidade
Antes de tudo, somos chamados a santidade pelo próprio Deus, porque viemos de Deus e para Ele retornaremos.
E isso não é coisa de outro mundo! Você pode alcançar a santidade porque é criado à imagem e semelhança de Deus, que em sua totalidade é Santo!
São Pedro deixou isso bem claro em uma de suas cartas:
“A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’” (1Pe 1,15-16).
É possível ser santo na Igreja?
A princípio, quando pensamos nos santos da Igreja, as primeiras coisas que podem passar em nossa mente são as imagens de altar, os grandes milagres, coisas grandiosas e inalcançáveis que alguns santos realizaram.
Mas, para nós que somos fracos e pecadores, pode parecer impossível alcançar a santidade como os santos da Igreja!
Santa Teresinha, doutora da Igreja, que também sentiu-se pequena e fraca diante do chamado a Santidade, nos ensina um caminho infalível para alcançarmos o céu: a pequena via.
Ao longo de sua vida no Carmelo, Santa Terezinha percebeu que não conseguia realizar grandes obras, longas orações e fortes penitências.
Foi então que Santa Teresinha começo a fazer cada atividade do dia-a-dia com muito zelo e dedicação. Assim, cada pequeno gesto convertia-se em uma grande declaração de amor a Jesus e ao próximo. Assim foi o caminho de santidade da pequena Teresa .
Você deve estar se perguntando como é possível viver a santidade no cotidiano e na vida familiar, não é mesmo? Este conteúdo aqui pode te ajudar!
Chamados vocacionais
A palavra “Vocação” vem do latim “Vocare” que significa chamado. Somos chamados por Deus a uma missão, que é um caminho de felicidade e a doação de si por amor.
A vocação pode ser um chamado à vida religiosa, sacerdotal, consagrada, ou matrimonial.
Vocação ao matrimônio
O matrimônio é um chamado natural para viver o amor conjugal e familiar Mas, nem por isso é uma tarefa simples ou menor que as outras vocações.
Chamados por Deus a instituir uma Igreja doméstica, os esposos devem cumprir também a missão da maternidade e paternidade.
São José Maria Escrivá explica muito bem sobre missão da vida conjugal:
“..nos outros sacramentos a matéria é o pão, o vinho, a água… Aqui são os corpos. (…) Eu vejo o leito conjugal como um altar; ali está a matéria do sacramento”
Assim, tornando-se uma só carne, os esposos assumem a missão dada por Deus de educar os filhos e transmitir a fé.
Chamados à vida religiosa na Igreja
“Verdadeiramente, a vida consagrada constitui memória viva da forma de existir e atuar de Jesus.” São João Paulo II
O religioso entrega a sua vida inteiramente para servir Jesus no outro, seja por meio das obras ou através da intensa vida de oração.
São homens e mulheres que consagram as suas vidas realizando votos de pobreza, obediência e castidade e, dentro de uma congregação ou ordem religiosa, de forma livre e consciente.
Sacerdócio à exemplo de Cristo
“Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai” (papa Francisco)
O padre é pastor do povo de Deus e tem a missão de leva-lo à santidade, ministrando os sacramentos e servindo a Igreja de Cristo.
Todo vocacionado ao sacerdócio deve:
- Ter uma amor sublime pela Igreja, assim amando também o Papa, os bispos, Nossa Senhora, os anjos e santos;
- Desejar estudar Teologia, Filosofia e tudo o mais que o Magistério da Igreja recomenda e ensina;
- Gostar de ensinar sobre os sacramentos, sobre a liturgia e o que faz parte da nossa fé católica;
- Desejar ser um bom pastor para as ovelhas, buscando ser um outro Cristo “alter Christus” , entregando a sua vida totalmente a vontade do Pai, abraçando o celibato, despojando-se do mundo e abraçando a cruz.
Leigos consagrados
A palavra leigo significa comum, ordinário, ou seja, um leigo dentro da Igreja não pertence ao clero e não fez votos religiosos.
Assim, o leigo consagrado responde a o chamado de viver o seguimento mais radical a Jesus Cristo em meio aos trabalhos profissionais e compromissos familiares.
Mas, se leigo não faz votos, como então ele pode consagrar-se a Deus?
Em outras palavras, os membros de novas comunidades são modo de consagração a Deus no meio laical.
Assim, assumem a missão de evangelizar e doar a sua vida em vista de um missão específica. Desta maneira, professam os conselhos evangélicos diante de uma autoridade da Igreja e observam as normas dos estatutos de suas associações.
Desta forma, também vivem os membros da Comunidade Santos Anjos.
Assim vivemos na Comunidade Santos Anjos
Nesse sentido, vivemos o seguimento de Jesus Cristo em meio aos trabalhos profissionais e compromissos familiares
A nossa grande prioridade de vida é a vocação! Todas as atividades e responsabilidades são direcionadas segundo o carisma da Comunidade. Por fim, como leigos consagrados, temos um jeito particular de ser e viver! Ou seja, partilhamos a vida fraterna e o convívio de cada dia, participando das reuniões e orações comunitárias. Também fazemos a comunhão de bens, servimos nos apostolados e nas missões.
Ficou curioso sobre o chamado dos leigos consagrados? Acesse aqui e conheça a missão da comunidade Santos Anjos