
Certamente você já deve ter ouvido sobre os dons do Espírito Santo. Mas para que eles servem? Ou como eles nos ajudam?
Os Dons do Espírito Santo renovam a nossa humanidade à imagem de Cristo, que é o modelo de homem perfeito e que possui todos os dons em sua plenitude!
Infelizmente, nem todo batizado tem a consciência de que por meio do batismo nos tornamos Templos vivos do Espírito Santo.
Sendo assim, é por essa presença divina em nós que temos a força e a capacidade de buscar a santidade.
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) Porque o templo de Deus, que sois vós é santo” (1 Cor 3,16).
“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual vos foi dado por Deus?” (1 Cor 6,19).
Continue lendo esse texto e descubra mais sobre os Dons do Espírito Santo e como eles são necessários para nossa santificação.
A importância dos Dons do Espírito Santo
Deus não haveria de nos dar os Dons do Espírito Santo se estes não fossem tão importantes ou, melhor dizer, essenciais para nossa vida.
Ou seja, sem os Dons do Espírito Santo, dificilmente alcançaremos a perfeição a qual o Senhor nos chama.
“Portanto, sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo” (Mt 5, 48).
Saibamos que Deus jamais nos pediria algo sem que antes nos tenha dado a capacidade para responder a seu chamado. Em vista disso, são os dons do Espírito Santo que revestem a nossa humanidade, antes manchada pelo pecado.
E ainda são eles que conferem a cada um de nós, no íntimo de nosso ser, uma força sobrenatural que nos impele ao bem.
“A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estas são disposições permanentes que tornam o homem dócil aos impulsos do Espírito Santo” (cf. CIC §1830).
No momento em que Cristo revela que não mais estaria em corpo aqui nessa terra, Ele também nos comunica que o Espírito Santo perpetuará a força de Sua presença.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós” (Jo 14,16-18).
Ou seja, é o Espírito Santo quem estará no seio da humanidade ensinando e agindo no mais íntimo de cada ser humano. Agirá no homem e por meio dele para a santificação dos filhos de Deus.
Dessa forma, os dons do Espírito Santo é o poder do nosso Senhor agindo em cada um de nós como prova da ressurreição e da presença Divina em nossas vidas.
Os 7 dons do Espírito Santo
Antes de tudo, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1831a, Igreja nos ensina que:
“os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus”.
Dessa forma, a Igreja interpreta o que está escrito na Palavra de Deus, no livro de Isaías capítulo 11, que assim diz:
“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor”.
Eles estão em plenitude em Cristo Jesus, mas também estão presentes em todo batizado que participa da vida sobrenatural do Ressuscitado. Pelo batismo, nos tornamos filhos de Deus e, portanto, recebemos de Deus esta herança espiritual.
“Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (…). Filhos e, portanto, herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (Rm 8,14.17).
Caminho para a santidade
Os dons do Espírito Santo são uma torrente abundante de graças que, sobre nós, atuam gerando frutos de santidade. Ainda mais, essa mesma ação do Espírito superabunda e alcança as vidas daqueles que estão mais próximos de nós.
São chamados de infusos ou efusos e atuam para a nossa santificação, assim como a santificação do outro.
Os dons de sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, são chamados dons infusos, porque agem santificando profundamente a vida de cada um de nós.
Dessa maneira, eles habitam no mais profundo de nossa alma, onde, como disse Santo Agostinho:
“Estavas mais dentro de mim do que a minha parte mais íntima (…)”.
Isto é, eles realizam no homem um movimento de santificação para que volte a ser a “imagem e semelhança” de Deus!
A palavra infuso ou infusão deriva do latim “infusio, onisciente”, com o sentido de verter, derramar sobre. Desta forma, não somos nós que adquirimos os dons do Espírito Santo mas, Ele que derrama-se, é infuso sobre nós pela Bondade de Deus que nos quer tornar santos.
Sendo assim, os Dons do Espírito Santo proporcionam a transformação do nosso modo de agir que, aos poucos, nos conduz para a perfeição, nos assemelhando ao modo de agir Divino.
Os dons para a união com Deus
Os dons do Espírito Santo são verdadeiros presentes de Deus que nos fazem, a cada dia, capazes de amá-Lo por meio de uma vida de santidade. Pois, a santidade consiste em amar e unir-se a Deus de todo o coração, e para isso os dons do Espírito Santo são indispensáveis.
Portanto, à medida que nós, cristãos, avançamos na vivência dos dons, a vida divina desabrocha e experimentamos cada vez mais a sobrenaturalidade de nossa humanidade. Diante disso, busquemos nos aprofundar na vivência dos dons do Espírito Santo, a fim de estarmos mais perfeitamente unidos a Cristo, nosso Senhor.
Você também vai gostar de ler: Como viver movido pela ação do Espírito Santo?
1 Comment
É maravilhoso todo este ensinamento que deveria plasmar a nossa vida por inteiro e nos animar!
Porém, sabedor de que barro fomos feito, diz o Senhor:
“orai e vigiai”