
Assim como todo carisma nascido na Igreja, a vocação Santos Anjos tem seus Patronos que guardam e apadrinham a nossa missão.
Seja com o nome de Baluartes, Padroeiros ou Patronos, as congregações, ordens e novas comunidades escolhem guardiões, santos ou anjos protetores como intercessores e modelos para seus carismas.
Segundo o dicionário, Patrono é aquele que luta e/ou defende uma causa, uma ideia. É o protetor, o santo padroeiro.
Dessa maneira, na vocação Santos Anjos, os patronos são invocados todos os dias nas orações pessoais e comunitárias e se tornaram, por graça de Deus, nossos insignes protetores.
Então, vamos conhecer melhor quem são os patronos da vocação Santos Anjos?
Quando tudo começou: os “anjos”
Os anjos estão presentes na história da humanidade desde a criação do mundo (cf. Jó 38,7). Eles são seres espirituais, servidores e mensageiros de Deus.
No início, quando ainda éramos um pequeno Grupo Carismático de Oração, ficamos conhecidos como “anjos”, que chegavam para comunicar as maravilhas de Deus.
Assim como no mundo espiritual nada é coincidência, mas tudo é providência, então desde esse período os anjos e arcanjos estiveram presentes em nossa vocação.
Dessa forma, também a Comunidade Santos Anjos é chamada por Deus a servi-Lo e ser mensageira do Cristo Acolhedor.
Arcanjos como patronos da vocação Santos Anjos
Os anjos estão divididos em 9 coros e 3 hierarquias. Na terceira e principal hierarquia estão os Arcanjos, cuja missão é ser porta-voz de notícias de grande importância para a história da salvação.
As escrituras nos revelam três arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel. E a eles a Igreja venera e recorre à sua intercessão.
São Miguel Arcanjo
O nome Miguel significa “Quem como Deus?”, assim, esse Arcanjo é um símbolo de humildade perante Deus. Sua missão é proteger, como patrono, a Igreja e o povo de Deus contra as ações do mal.
“Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo”. (Cf. Daniel 12,1)
São Miguel Arcanjo também é conhecido como o Arcanjo da Justiça. Como chefe do exército dos anjos, sua missão é defender o trono celestial.
Na vocação Santos Anjos rezamos todos os anos a Quaresma de São Miguel em preparação ao dia desse Arcanjo, celebrado solenemente em 29 de setembro.
Durante 40 dias, os grupos de partilha vivem a experiência de um verdadeiro reavivamento da vocação através de reuniões semanais de formação e de exercícios espirituais diários.
A festa de São Miguel é tão importante para a vocação Santos Anjos que os membros da Comunidade fazem e renovam a sua consagração nesta data.
São Gabriel Arcanjo
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José… o anjo disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo’”. (Cf. Lc 1,26-28)
O Arcanjo Gabriel é, por excelência, o grande mensageiro de Deus. O seu nome significa “emissário do Senhor” e é o mais ligado aos acontecimentos da terra.
Esse Arcanjo é citado algumas vezes nas Sagradas Escrituras, mas a sua maior missão foi anunciar a vinda do Salvador à Virgem Maria.
Gabriel apareceu também em sonho para São José anunciando que a gravidez de Maria era obra do Espírito Santo. Bem como ele aparece ao sacerdote Zacarias anunciando que sua mulher lhe daria um filho profeta, chamado João Batista, o precursor do Cristo.
Durante todo a ano, a vocação Santos Anjos recorre à sua intercessão, mas existem dois momentos em que essa devoção ganha ainda mais destaque:
O primeiro é durante a Novena em Honra do Arcanjo do Anúncio, que tem início em 17 de março, todos os anos. Assim nos preparamos para a Festa da Anunciação, intercedendo pela conversão dos pecadores e anunciando a Palavra de Deus.
E o segundo momento é no dia 25 de março, Festa da Anunciação – pois foi essa a passagem que o Senhor nos concedeu como inspiração fundante. Nossa espiritualidade emana da contemplação do Mistério da Anunciação.
São Rafael Arcanjo
São Rafael é considerado o anjo da cura, ou ainda o anjo da Providência.
O Arcanjo Rafael foi o grande companheiro de Tobias no Antigo Testamento. Assim o protegeu e inspirou a casar-se com Sara, a quem curou de uma maldição, além de curar também Tobit, o pai de Tobias, de uma cegueira.
Por isso, Rafael significa Cura de Deus. Dessa forma, a sua missão é conduzir a humanidade ensinando o caminho contra os males físicos e espirituais.
Na vocação Santos Anjos, a devoção a São Rafael Arcanjo intensifica-se no período entre 10 a 18 de outubro, quando rezamos uma novena especial para nos aprofundarmos na oração de cura e libertação.
Em nosso apostolado, São Rafael nos conduz à intercessão também pelos casais e jovens que buscam o matrimônio.
São Vicente Pallotti, Patrono em nossa vocação
Generoso sacerdote Italiano, doutor em filosofia e teologia, e exímio amante dos mais pobres e necessitados.
Vicente Pallotti pregou que todo leigo batizado tem a missão de trabalhar pela pregação da fé católica, da mesma forma que os sacerdotes e os religiosos.
Vicente viveu e difundiu uma profunda espiritualidade, jamais se afastando das atividades apostólicas e caritativas.
A Comunidade Santos Anjos nasceu debaixo de sua intercessão, porque teve como berço uma paróquia dedicada a São Vicente Pallotti.
Em nossa Casa Geral mantemos uma relíquia de 1º grau do santo, para que sempre nos motive a buscar a unidade entre os cristãos e para que interceda por todo o nosso apostolado laical.
São João Paulo II
Karol Wojtyla foi um jovem marcado pelo sofrimento da guerra e pela morte de seus familiares, tornando-se órfão muito cedo. No entanto, soube transformar toda dor em profundo amor e dedicação.
Como sacerdote, doou-se afetivamente em seu ministério ao mesmo tempo que ensinava teologia e ética social.
João Paulo II teve um dos pontificados mais longos da história da Igreja. Deixou um enorme testamento em suas preciosas Catequeses e nas séries de escritos importantíssimos que inspiram pessoas no mundo todo.
Com o lema “Totus tuus, Mariae”, “todo teu, Maria”, declarou seu amor e total devoção à Virgem Maria e difundiu ainda mais as devoções marianas.
Dessa forma, por meio da carta apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, de 16 de outubro de 2002, sugeriu uma nova série de Mistérios do terço, os chamados Mistérios Luminosos.
Entre muitos ensinamentos, ele defendeu fervorosamente os valores da família e da vida.
O Papa polonês falava mais de 12 línguas e visitou cerca de 129 países durante o seu pontificado. Difundiu a civilização do amor e trabalhou arduamente pela comunhão e pela paz.
Era tão querido e venerado que, já em 2005, durante o seu velório, foi aclamado pelas multidões como “Santo Súbito!” (santo já, imediatamente!).
A Vocação Santos Anjos nasceu no pontificado de João Paulo II e como fruto de sua doação deseja viver ardorosamente os valores e ensinamentos que esse Santo Papa deixou.
Pedindo a sua intercessão diariamente, mantemos em nossa Casa Geral a custódia de uma relíquia de 1º grau de São João Paulo II.
Patronos na vocação Santos Anjos
Assim, sob a proteção de nossos patronos, vivemos como vocação Santos Anjos.
A intercessão constante desses santos e arcanjos nos levam a viver sempre a experiência da contemplação do mistério da Anunciação. Assim, buscamos responder ao chamado de ministrar o acolhimento restaurador e libertador de Cristo.
E você, já parou para pensar que Deus tem uma missão específica na Igreja e no mundo para você? Acesse: Vocacional Santos Anjos: O que você precisa saber