
O matrimônio como sacramento é um caminho para a santidade. A aliança formada entre um homem e uma mulher é para a vida toda. É um grande ato de fé. Além disso, o casamento é viver o amor que leva para além de si mesmo.
O Papa Francisco na Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” diz que a graça do sacramento do matrimônio destina-se, «a aperfeiçoar o amor dos cônjuges»[104]. Também aqui é verdade que, «ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas, se não tiver amor, nada sou. Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor de nada me vale» (1Cor 13, 2-3)
Em poucas palavras, o segredo para viver bem o matrimônio como sacramento é amar de forma profunda e fecunda, assim como Deus amou. O casamento é a consolidação e o aperfeiçoamento deste sentimento.
Entretanto, esse amor precisa ser praticado e demonstrado diariamente, através de ações.
Sacramento do matrimônio é uma vocação
É pertinente lembrar que o matrimônio é uma vocação. Os casais que aceitam por livre e espontânea vontade esse chamado de Deus, precisam estar cientes da missão que recebem de direcionar a família para o caminho da santidade, assim como um ao outro.
Leia mais: O que é vocação e por que você precisa saber disso?
São João Paulo II disse em um texto intitulado: “Educar e amar. Escritos sobre o matrimônio e a família” que “no momento da celebração os esposos devem atingir a graça, acolher na alma tantas daquelas energias sobrenaturais que permitem que eles correspondam ao pensamento de Deus, ao grande plano do Criador e Redentor”.
Há um passo a passo que pode ajudar a viver o matrimônio como sacramento.
Viva sempre alegre no matrimônio
Viver para Cristo é possuir a alegria plena. E essa felicidade precisa ser transparente e contagiante no matrimônio.
Quando a alegria de um é tão grande que contagia ao outro, por onde forem essa alegria será vista. Portanto, essa será a mais bela evangelização através do testemunho.
Mas para viver sempre alegre precisamos orar, o que nos leva para o nosso segundo passo.
Ore sem cessar
A oração em uma matrimônio é uma arma poderosa. Ela cura corações, restabelece a confiança e faz crescer a intimidade com Deus.
Portanto, a oração transforma uma família, um casal e toda uma comunidade. Não deixe de rezar pelo outro. Inclusive, rezem juntos.
Em todas as circunstâncias dê graças
Essa é a vontade de Deus: que você dê graças em todos os momentos e circunstâncias. Sabemos que um matrimônio é exigente, existem momentos difíceis. Porém, é justamente nessas situações que mais precisamos nos voltar para Deus.
Leia mais: Como perder o medo e dizer sim a uma vocação
Não ignore a Bíblia
Não despreze o que Deus nos fala, as suas profecias. A Bíblia é o nosso grande manual para uma vida e um matrimônio feliz e fecundo.
Examine tudo, mas abrace apenas o que é bom
Cuidado com o que você leva para o seu coração no dia a dia do seu casamento. Tenha consciência do que você abraça e deixe marcar o seu coração. Um matrimônio precisa de perdão, de cuidado, de amabilidade e principalmente de diálogo.
Chegamos a conclusão de que o matrimônio como sacramento é uma das grandes obras divinas.
Permita que o seu matrimônio seja o caminho rumo a santidade. Viva a vocação do casamento como Deus pede: com doação, humildade e amor. Esse passo a passo será seu guia nessa jornada. Tenha persistência e dedicação.
Compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam ser inspiradas por ele!