
O Dom do entendimento é extremamente necessário a todos os cristãos que desejam crescer na graça do Espírito Santo.
Em nossos dias, somos, a todo momento, surpreendidos por diversas interpretações sobre a Palavra de Deus que nem sempre correspondem à verdade revelada.
Da mesma forma, diversas situações que ocorrem à nossa volta, podem gerar confusões na nossa forma de pensar e na vivência de nossa fé. Sendo assim, o dom do entendimento é para nossa humanidade o auxílio divino que nos permite enxergar as coisas com os olhos de Deus.
Continue lendo e conheça mais o que é o dom da inteligência e sua importância para cada um de nós.
O que é o dom do entendimento?
O dom do entendimento ou inteligência é um dos 7 dons do Espírito Santo ensinado nas sagradas escrituras e reconhecido por nossa Igreja.
Diferentemente do que muitos pensam, este dom não está ligado ao conhecimento que se adquire por meio de estudos e da teologia. Mas trata-se de uma graça específica infundida por Deus, através da ação do Espírito Santo, que aguça a nossa percepção acerca das coisas de Deus e das verdades da fé.
Nosso Senhor Jesus Cristo já falava sobre a Terceira Pessoa da Trindade enquanto revelava aos seus discípulos que Ele haveria de morrer mas que ressuscitaria e enviaria o Espírito Santo.
“Disse-vos essas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14, 25-26)
O que a Igreja ensina sobre este dom?
A Igreja reconhece a grande maravilha que é ter este dom, pois é através dele que nos tornamos partícipes dos desígnios de amor de Deus.
Afinal de contas, mediante o dom do entendimento, nós tomamos parte na Inteligência de Deus e compreendemos a essência de seu agir. Isso não significa que sabemos tudo, mas, em certa medida, nos é comunicada a Inteligência Divina.
O Papa Francisco, como a grande voz da Igreja, em Audiência Geral nos falou sobre este magnífico dom. Ele disse:
“(…) é uma graça que só o Espírito Santo pode infundir e que suscita no cristão a capacidade de ir além do aspecto externo da realidade e perscrutar as profundidades do pensamento de Deus e do seu desígnio de salvação.” (Papa Francisco em audiência geral, 30 de Abril de 2014)
Como alcançar o dom do entendimento
Para alcançarmos o entendimento, é necessário, acima de tudo, pedir a Deus este dom na mesma medida em que buscamos crescer na humildade.
Pois somente aquele que é humilde pode conhecer as coisas de Deus, pois é necessário esvaziar-se de si mesmo para receber aquilo que vem do Senhor.
Sendo assim, os que são pequeninos e ignorantes devem pedir o entendimento, desde que busquem a humildade e tenham grande amor a Deus. O próprio Jesus disse:
“Eu te bendigo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11,25).
Os frutos do dom do entendimento
O dom do entendimento nos leva a uma compreensão mais elevada das coisas de Deus.
Dessa forma, uma pessoa pode ter, pelo estudo e pelo exercício do intelecto, uma compreensão vasta, mas somente aquele que possui o entendimento poderá aprofundar este conhecimento.
Ou seja, podemos, por exemplo, ler o evangelho e dele tirar grande proveito, mas com o dom do entendimento adentramos na profundidade da Palavra de Deus.
Conseguimos ver claramente esta realidade na passagem dos discípulos de Emaús quando mesmo Jesus caminhando ao lado deles não o reconheceram ao ponto de Jesus exclamar:
“Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas!” (Lc 24, 25).
Dessa maneira, somente após reconhecerem Jesus compreenderam a sua vontade ao aproximar-se deles e lhe falhar das escrituras pelo caminho.
Conhecendo a Deus e Sua vontade que age em favor de cada um de nós, não há como não progredir na fé.
“Creio para compreender e compreendo para crer” (Santo Agostinho).
Enfim, o dom do entendimento nos faz ver melhor a santidade de Deus e a infinidade do Seu amor.
Entendimento, via de amor
O entendimento também é um dom que nos faz compreender os apelos divinos, ao mesmo tempo que abre a nossa consciência para a pobreza como criaturas que se comprazem em si mesmas, ao invés de aderir corajosamente ao Criador!
Diante disso, ao compreender melhor aquilo que O Senhor fez por nós ao longo de toda história, e tamanho do Seu amor pelas criaturas, tona-se impossível não ir crescendo também no amor.
É amando e conhecendo a Deus que nos conformamos à Sua vontade e nos assemelhamos a Ele cada vez mais.
Portanto, todo aquele que deseja o entendimento e busca progredir no amor e em uma vida mais santa precisa clamar: Vem Espírito Santo!
Não deixe de conferir: 9 dicas para você crescer na vivência da fé