
É bem comum que no início de nossa caminhada tenhamos medo de dizer sim a Deus e a Sua vontade, mas você já se perguntou por que isso acontece?
Em determinado momento da vida somos impelidos quase que naturalmente a realizarmos escolhas que influenciam toda nossa vida. Temos que decidir a faculdade a cursar, escolher que profissão seguir e construir nela uma carreira de sucesso, casar ou não casar, enfim.
Em meio a tantas opções, sabemos que muitas decisões fazem parte do processo natural do homem à caminho da maturidade. Entretanto, quando a decisão se refere ao chamado de Deus surgem medos que, por hora, parecem impossíveis de vencê-los.
No entanto, esses medos nos mostram que algo está acontecendo conosco e nos impele a uma resposta imediata. Saiba porque você não precisa ter medo de dizer sim a Deus e como superá-los e viver melhor seu chamado.
Porque temos medo de dizer sim a Deus?
O medo faz parte da vida e pode ser interpretado de diferentes formas. Ângela M. Chineze, da Escola de Evangelização Santo André, explica que de acordo com a psicologia, há medos que são fundamentais do ser humano, como o medo da solidão, do fracasso, do desprezo, do futuro, da dor, de perder a imagem e medo da morte.
Alguns desses medos podem levar o homem a paralisar-se. Uma pessoa diante de uma situação de perigo, por exemplo, pode reagir através do ato de fugir ou ficar sem reação, sem saber como agir, e paralisar-se.
Mas quando o medo se refere à resposta ao chamado de Deus, por que temos esse sentimento?
Diríamos ser porque na maioria das vezes a pessoa chamada se vê incapaz de responder a missão que lhe é confiada. Sente-se medo de não conseguir responder a vontade de Deus com fidelidade.
No entanto, se quem foi convidado ao seguimento vocacional deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e abandonar-se aos seus desígnios, provavelmente, experimentará uma graça capaz de vencer qualquer temor.
As Sagradas Escrituras revela alguns personagens que passaram pelo temor da eleição de Deus e superaram o medo. O profeta Jeremias é um exemplo disso. Quando escutou Deus lhe chamar, logo se viu incapaz, disse ser ainda uma criança, mas confiou na palavra que lhe dissera para não temer (cf. Jr 1,4-10).
Dizer sim a Deus como fez Maria
A Virgem Maria, Mãe de Deus, é outro exemplo de alguém que ouviu o chamado de Deus, encheu-se de temor, confiou na palavra do anjo Gabriel e foi capaz de dizer o seu “Fiat”, o “faça-se em mim segundo a tua palavra” (cf. Lc 1,26-38).
Nossa Senhora é por excelência, a eleita de Deus para gerar em seu ventre aquele que seria o Salvador da humanidade. Por meio dela o homem viu ser possível, mesmo com medo, dizer sim a Deus e fazer em tudo a sua vontade.
Conheça a espiritualidade da anunciação do Senhor
Foi a Mãe de Deus que também mostrou ao mundo que o amor de uma mãe é capaz de acompanhar seu filho até as piores dores que ele possa viver e não abandoná-lo. Fez isso ao acompanhar Jesus até a cruz (cf. Jo 19,25).
Mostrou-nos a virtude da perseverança diante das tribulações, nos revelou que Deus não abandona nenhum de seus filhos, mas ao contrário, toma a condição humana, vive como um humano, exceto no pecado, humilha-se e é obediente até a morte (cf. Fl 2,6-8). Tudo para salvar seus filhos.
Com a Virgem aprendemos a superar todo medo!
O que fazer para responder ao chamado de Deus?
Dar uma resposta sincera ao chamado do Senhor.
Fazer com que sua resposta a este chamado torne-se um objetivo de vida, um caminho para a santidade.
Permitir que o Espírito Santo guie todos os seus passos na missão.
Estes atos tornam possíveis a ação divina em nossas vidas e permitem que a luz de Cristo brilhe em meio às trevas do medo, da insegurança e da incapacidade humana de ser fiel ao chamado do Senhor.
Aquele que se encorajar e buscar em tudo fazer a vontade de Deus, certamente, receberá dele o cumprimento da promessa realizada aos discípulos:
“quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida” (cf. Mc 10,29-30).
Sem medo, seguir a Cristo
Na oração do Angelus do dia 21 de junho de 2020, o Papa Francisco afirmou que “o medo é um dos piores inimigos da nossa vida cristã” e encorajou-nos a não temer a missão diante da hostilidade, da perseguição ou do sentimento de que Deus nos deixou sozinhos.
Para vencer esse inimigo, o cristão chamado a uma vocação deve revestir-se de coragem, assumir sua missão com intrepidez e deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. Só o Espírito poderá garantir ao fiel que ele chegará ao fim de sua missão.
Se você sente que precisa responder ao chamado de Deus, seja ele no carisma da Comunidade Católica Santos Anjos ou outro particular, não tenha medo de dizer sim a Deus. Busque amá-lo com todas as suas forças. Se apoie na ação da graça e siga como quem é louco de amor por Ele e pela missão que lhe foi confiada.
Tenha certeza de que você não caminhará sozinho, mas terá sempre a Virgem Maria a te ensinar os passos da perseverança, mesmo em meio às tribulações.
Leia também: Formas de responder ao chamado de Deus na Igreja