Caríssimos irmãos e irmãs, esse é um convite para que você venha participar da nossa espiritualidade, rezando conosco a quaresma de São Miguel Arcanjo. Na vida da Comunidade Santos Anjos esse é um tempo particular de exercícios espirituais que precisa ser conduzido pelo Espírito Santo para que possamos trilhar os caminhos que o Senhor preparou especialmente para nós. Do contrário, vamos repetir orações sem profundidade, correndo o risco de passarmos quarenta dias sem o desejado alimento espiritual que irá nos fortalecer para a perseverança na busca da santidade. 

Inclua-se nesse tempo, além das orações diárias, um jejum semanal e uma Confissão a partir de um bom exame de consciência.


Vejamos o que diz nossa ”Regra de Vida”
(RVCSA 326-327)
A Quaresma de São Miguel na Comunidade Santos Anjos 

Nos primeiros tempos da história da fundação de nossa Comunidade Santos Anjos, época em que pouco se falava sobre essa quaresma, o Senhor, no esplendor de Seu zelo amoroso, nos alertou para a importância das semanas que antecedem a nossa data de Consagração.

Por isso, será sempre prudente e necessário nos prepararmos espiritualmente para decisões importantes em nossa vida.

Assim, ciente das  artimanhas do inimigo, que quer sempre e obstinadamente destruir os projetos de Deus, o Espírito Santo nos levou ao discernimento para que houvesse uma preparação especial de todos aqueles que desejam consagrar-se a Deus na Comunidade SANTOS ANJOS.

Nesse sentido, então, fomos levados a descobrir, na vida de São Francisco de Assis e mesmo na história de algumas congregações religiosas, a prática de exercícios espirituais através da quaresma de São Miguel Arcanjo, como um tempo forte de oração com Nossa Senhora e os noves coros celestiais dos Santos Anjos.

Assim, nestes quarenta dias que antecedem o dia 29 de setembro, data dedicada pela Igreja aos Santos Arcanjos, e dia escolhido para nossa consagração, assumimos a cada ano um tempo de oração e de exercícios espirituais, incluindo o compromisso diário das orações próprias do Rosário de São Miguel Arcanjo. 
Como preparar-se bem para a  Quaresma de São Miguel Arcanjo


Qual o tempo de rezar essa Quaresma?

A Quaresma de São Miguel Arcanjo (QSMA) pode ser rezada em qualquer época do ano e por quantas vezes assim desejarmos. Importa que sejamos zelosos e fiéis ao caminho espiritual das orações desse tempo.

A Igreja inicia no dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora; e como existe essa liberdade na oração dessa Quaresma, a Comunidade SANTOS ANJOS inicia no dia 21 de agosto, sem parada, mesmo nos domingos, e chega ao dia 29 de setembro, completando os quarenta dias de oração. 

Atenção à Fidelidade! 

O importante em toda campanha de oração é a nossa fidelidade diária e as intenções que apresentamos a Deus, no caso pela intercessão do arcanjo, invocando os nove coros celestiais dos santos anjos

Portanto, essa Quaresma deve promover uma reflexão interior que questione com profundidade, o caminho de conversão de cada um de nós, ressaltando a busca da santidade, a necessidade de uma participação mais intensa na vida comunitária e a disponibilidade alegre para o serviço.

Esse tempo será precioso para que o Espírito Santo possa nos conduzir à reconciliação com Deus, com a família e com os irmãos e irmãs da caminhada, onde devemos nos submeter à misericórdia do Senhor através de uma Confissão Sacramental bem preparada.

Sim, porque essa é a vontade de Deus para nós: a santidade! De maneira que possamos todos viver, nesses quarenta dias, uma experiência com o amor de Deus a partir de um verdadeiro encontro com Jesus Cristo, razão pela qual sempre podemos recomeçar. 

Esses 40 dias de oração deverão ser de uma verdadeira peregrinação com São Miguel Arcanjo. Buscando maior abertura à conversão, ao aprimoramento da vocação à santidade, vida sacramental, vida de oração, maior docilidade à formação e um amadurecido esforço de despojamento para o crescimento fraterno e missionário. 

Oração da Quaresma 

Assim, a partir do dia 21 de agosto, devemos reservar diariamente um tempo de oração para a QSMA, sempre que possível e não obrigatório, em companhia de irmãos de comunidade ou de familiares.

Se você puder dispor de uma gravura, uma imagem, ou um ícone de São Miguel Arcanjo, Coloque-o em lugar visível em sua casa e ao lado posicione uma vela para ser acesa em cada dia. Diante desse pequeno oratório, faça suas orações seguindo os seguintes passos: 

1- Acenda a Vela;
2 - 
Comece com o Sinal da Cruz rezando a oração do Espírito Santo;
3 - 
Apresente a São Miguel sua intenção do dia;
4 - 
Inicie as orações seguindo a ordem;


1-Oração ao Anjo da Guarda 

Oremos: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou à piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine, Amém.” 


2- Consagração Diária a São Miguel Arcanjo

Oremos: “São Miguel Arcanjo, guardião da Igreja e príncipe das milícias celestiais, Eu me apresento diante de vós e dos Santos Anjos. Confiando na vossa guarda poderosa vos escolho hoje para meu protetor e meu particular intercessor, propondo-me honrar-vos fielmente com as minhas orações. Assisti-me durante todo esse dia a fim de que eu jamais ofenda a Deus com pensamentos, palavras, atos e omissões. Fortalecei e orientai a minha resposta ao chamado de Deus e protegei-me de todo engano e de toda a negligência. Arcanjo São Miguel, guarde em vossa santa e poderosa defesa, meus familiares e irmãos de comunidade. Defendei-me contra as tentações do maligno e alcançai para mim e para meus queridos, uma morte serena e a pátria da eterna glória.”

São Miguel Arcanjo, rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, Amém!  

Oração do Rosário de São Miguel Arcanjo

(Terço da Coroa Angélica)

Reze o Terço da Coroa Angélica incluindo, além da intenção do dia e de suas intenções particulares, as seguintes intenções: 

1) Pela Igreja: pelo Papa, pelos Bispos e por todos os sacerdotes que nos assistem, e ainda por vocações sacerdotais na Igreja;
2) Pelos casais, pelos jovens e por todas as nossas famílias;
3) Pela sua Diocese e pela Paróquia que participa (peça também pela Comunidade Santos Anjos: por todos os missionários e por todo apostolado e missões que realizamos);
4) Pelo nosso Brasil;
5) Por aquelas pessoas que nos pedem oração ou pelas quais temos o compromisso de rezar diariamente;
6) Pelos doentes e marginalizados;
7) Pelas nossas crianças;
8) Particularmente por você que reza esse terço – peça por um milagre em sua vida;
9)Pela santificação das Instituições de Ensino em nosso país: Colégios, Cursos e Universidades.

Desse modo, teremos uma intenção para cada um dos 9 coros dos Anjos. Só nos falta começar e sermos fiéis até o fim. Nos últimos dias, se for possível, venha celebrar na Comunidade SANTOS ANJOS o Tríduo dos Arcanjos (27, 28 e 29 de setembro).