
Você já se perguntou “qual o sentido da vida?” ou “qual caminho estou seguindo?”. É natural, especialmente no início de um novo ano, que façamos questionamentos como esse.
Esse é um dos grandes mistérios da vida. Algumas pessoas passam a sua existência procurando e tentando desvendar o porquê de existir, pois, a ideia de morrer sem descobrir porque viveu, aflige milhões de corações. A questão é que, quase sempre, a procura é feita no lugar errado e da forma errada.
Ou seja, não existe uma resposta satisfatória, se ela não estiver ligada a Deus e à fé. Jesus responde as nossas aflições com a seguinte frase: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna” (Jo 3, 36). Portanto, o sentido da nossa vida está escondida em Deus e da mesma forma que há um porquê para a morte, há a vida eterna depois dela.
Mas, pensando exclusivamente no que fazer enquanto estiver neste mundo, o físico Albert Einstein diz algo coerente sobre o assunto e a sua relação com a fé e a vida em Cristo:
“A vida de um homem tem sentido? Posso responder a tais perguntas se tenho espírito religioso. Mas, ‘fazer tais perguntas tem sentido?’ Respondo: ‘Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”. E conclui: “Só uma vida dedicada aos outros merece ser vivida”.
Segundo Einstein, a nossa vida encontra sentido quando é vivida em prol do próximo. E esse é o exemplo deixado por Jesus, o maior exemplo de amor, misericórdia e generosidade. O sentido da vida dEle foi salvar-nos!
Leia mais A prática da caridade e sua importância na vivência da fé
Encontre o sentido da vida
Descobrir e seguir o sentido da vida são caminhos que precisam de esforço e boa-vontade. Além disso, dê passos ao lado de Deus, caminhe na fé, pois quem caminha sozinho, se perde facilmente.
O Papa Francisco fala sobre o perigo de perder o sentido da vida, pois, para proteger a vida, é preciso amá-la e, quando se perde o sentido, é difícil permanecer amando-a.
Uma forma de não se perder é dedicando a vida ao próximo, fazendo o bem a quem precisa e amando os irmãos. Afinal de contas, você pode perder tudo que é material, mas não perderá o fruto daquilo que faz com o coração.
Quando servimos alguém, o nosso coração repousa em uma paz profunda e nada pode tirar isso de nós. Portanto, se o sentido está em amar alguém, isso será para sempre nosso.
Portanto, mantenha-se sempre em contato com Deus por meio da oração e você encontrará sempre o seu caminho. Além disso, viva conforme o exemplo de Jesus, mestre em servir e amar o próximo.
Conteúdo relacionado: Espiritualidade – como crescer na vida de oração?
Agora, quando você refletir sobre: “qual o sentido da minha vida?” responda para si mesmo que você encontrará o caminho através do amor, do serviço e da doação de si ao próximo.
Siga nesse caminho! Você encontrará a paz e a alegria por saber que a sua vida é vivida com amor, com um significado profundo e está além do mundo material.
Além disso, lembre-se que o seu caminhar deve ser com Deus, para que você não perca o seu sentido. Como na história de Jó, das Sagradas Escrituras, que perdeu todos os seus bens, sua família e a saúde, mas nunca perdeu a fé. E então, não perdeu o sentido da vida.
Encontre mais sentido na sua vida com os conteúdos informativos do nosso site.