
Toda família nasce do casamento entre um homem e uma mulher, que, embora imperfeitos, ao contrair o matrimônio, decidem empenhar-se pela felicidade do outro.
No percurso trilhado pelos dois, muitas coisas podem acontecer, e os votos de amor e fidelidade podem dar lugar a mágoas, egoísmo e até rupturas.
Embora essas situações possam fazer parte de qualquer relacionamento humano, dentro do casamento, elas precisam ser superadas o mais rápido possível. Pois, podem ocasionar danos difíceis de serem reparados.
É preciso que as duas partes envolvidas estejam dispostas a resgatar o que de bom foi perdido. Ou que pelo menos uma delas tenha coragem e assuma o sacrifício necessário. Assim, qualquer casamento pode voltar a ser o que Deus planejou: o reflexo da unidade de Nosso Senhor com a Sua Igreja.
Se o seu casamento está passando por alguma dificuldade ou problema que, ao seu ver, não há como ser resolvido, saiba que em Deus tudo tem solução. Talvez você já tenha desistido de lutar ou até mesmo julgado que, assim como um cristal quebrado, o seu casamento já não tem mais conserto.
Mas como disse o Arcanjo Gabriel em sua aparição a Nossa Senhora: “para Deus nada é impossível”. Ou seja, Deus pode transformar qualquer realidade, Ele quer contar com a nossa ajuda para isso.
Sendo assim, é preciso tomarmos algumas atitudes se quisermos vivenciar os milagres de Deus e ver um casamento ser restaurado. Confira que atitudes são essas no texto abaixo.
1- Combater o mal
Antes de tudo é preciso compreender que o casamento enfrenta batalhas não somente no campo físico, mas, sobretudo, na vida espiritual. “Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar”.
O inimigo de Deus odeia o matrimônio e jamais recuará em sua empreitada de destruição contra o casamento e a família.
Pois isso, na luta pela restauração de um relacionamento conjugal, não podemos combater apenas com armas humanas, é preciso munir-se com as armas do Espírito. E a oração é a maior delas!
Dessa maneira, no processo de restauração de um casamento, é preciso rezar muito, pois é através da intimidade com Deus que teremos a força e a clareza de como devemos agir.
Se pelo menos uma das partes envolvidas se levantar em oração, Deus pode realizar grandes coisas. Se possível, o casal deve rezar junto, isso contribui no processo de reaproximação, uma vez que estão unidos com o mesmo propósito.
2- Acreditar no poder restaurador de Deus
Um dos grandes empecilhos para a ação de Deus é a falta de fé no evangelho. Por diversas razões, antes de curar alguém, Jesus enfatiza a importância de se ter fé para que o milagre pudesse acontecer.
É verdade que, diante do sofrimento e da dificuldade, a fé pode ser abalada, mas precisamos, antes de qualquer coisa, acreditar no poder restaurador de Deus.
Dessa maneira, devemos buscar aprofundar a nossa espiritualidade através da vivência dos sacramentos e de leituras espirituais. Assim, com a fé fortalecida, nos tornaremos perseverantes no caminho em busca da restauração do nosso lar.
Ora, como afirma o Catecismo, “Jesus realiza o seu primeiro sinal – a pedido da sua Mãe – por ocasião duma festa de casamento. A Igreja atribui uma grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná. Ela vê nesse facto a confirmação da bondade do matrimónio e o anúncio de que, doravante, o matrimónio seria um sinal eficaz da presença de Cristo”. (Cf. CIC, § 1613).
Não há nada impossível para Deus, mas a nossa fé é uma condição para o agir divino.
3 – Não atrapalhar o agir de Deus
A nossa humanidade quando não é conduzida pelo Espírito Santo torna-se contrária ao agir de Deus.
Sendo assim, devemos buscar cooperar com a ação divina se quisermos ver o poder de Deus agindo em nossas vidas.
Todas as vezes que pedimos a Deus que Ele intervenha em determinada situação precisamos vigiar em nossa conduta para que não coloquemos tudo a perder.
De forma prática, se um esposo ou esposa clama pela mudança do coração do seu cônjuge, deve considerar-se o principal condutor da graça de Deus para ele ou ela. Muitos casamentos não têm conserto porque as atitudes daquele que diz estar rezando pela restauração do seu matrimônio não refletem sua oração.
Dessa maneira é preciso sabedoria, pois se por um lado Deus está agindo, por outro não podemos atrapalhar. Nesses casos o silêncio e o serviço são as melhores atitudes de quem busca a restauração do seu casamento.
Leia também:
A Sagrada Família é uma referência para você?
Matrimônio: quais os segredos para viver o “felizes para sempre”
Seu matrimônio precisa dessas dicas
4- Buscar ajuda com as pessoas certas
O maior erro na vida daqueles que precisam de ajuda para consertar seu casamento é buscar ajuda nos lugares errados.
Não é raro vermos pessoas destruírem ainda mais seus relacionamentos matrimoniais simplesmente porque foram ludibriados com discursos vazios e enganadores.
Falsas religiões, por exemplo, se aproveitam da vulnerabilidade de alguém que sofre pelo seu casamento para enganar e confundir a fé de muitas pessoas.
Precisamos compreender que só em Deus o nosso casamento alcança a salvação. É no Senhor que está a solução para todos os dilemas humanos.
Dessa maneira, não devemos buscar na criatura o milagre, pois, sendo Deus o grande criador e idealizador no casamento, somente Ele tem poder para restaurar por completo um relacionamento em ruínas.
Outra coisa muito importante é que quando decidimos lutar pela restauração de um casamento podemos alcançar a vitória em dias ou após longos anos.
Portanto, precisamos ter ao nosso lado as pessoas certas. Pois nos momentos de maior dificuldades são a elas que poderemos recorrer com confiança. Um conselho, um consolo, uma palavra encorajadora, certamente virão daqueles que são amigos de Deus.
Logo, nenhuma amizade de farra ou de alguém que não possui uma vida virtuosa terá algo a nos oferecer. Embora Deus possa falar e agir através de qualquer pessoa, nada melhor do que um convívio onde confiamos que estamos sendo conduzidos por um caminho certo.