
Você está vivendo o amadurecimento da sua fé e começou a questionar qual a sua vocação e o seu lugar na Igreja? Certamente, você já compreendeu que todos nós somos chamados por Deus à uma missão. Porém, encontrar resposta para a pergunta mais profunda que é “qual a minha vocação na igreja?” é fundamental para uma vida mais unida com Cristo!
São João Paulo II em sua mensagem para o XXXVIII Dia Mundial de Oração Pelas Vocações diz que o homem que conhece sua vocação entende qual é a razão da sua existência.
Portanto, é de fato muito importante para uma vida mais feliz e realizada entender onde está sua vocação na Igreja. É claro que o discernimento é exigente e demanda atenção, cuidado e reflexão, mas há sempre onde se apoiar durante essa caminhada de descoberta.
Se a sua preocupação for não ter uma vocação, pode acalmar o coração. São João Paulo II na mensagem de oração pelas vocações nos diz que toda vida já é vocação.
Vocação na Igreja: um caminho escolhido por Deus
Vocação é um convite de Deus para a nossa vida. Acontece a partir de um encontro pessoal com Deus. Todos nós, cristãos batizados, temos a vocação à santidade. Além disso, Deus nos diz que: “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado” (Jr 1, 5).
A vocação, muitas vezes, é vista apenas como o servir de um sacerdote ou de um religioso (a), mas há também a vocação ao matrimônio e como leigo consagrado. Além de inúmeras outras opções!
Leia mais: Seu matrimônio precisa dessas dicas
Sinais de que você tem uma vocação na Igreja
Seria maravilhoso se ao rezar e pedir para Deus nos mostrar a nossa vocação na Igreja, ela aparecesse escrita no céu ou, como aconteceu com a Virgem Maria, um anjo aparecesse anunciando a vontade de Deus para nós, mas não é assim que acontece.
No entanto, os caminhos de Deus nem sempre são fáceis, portanto, precisamos estar atento aos Seus sinais que são sutis. Em seguida, falaremos sobre alguns desses sinais. Identifique se eles estão presentas na sua vida e em seu coração.
Leia mais: Sentido da vida – como conhecer o seu?
#1 – Sentir um desejo profundo e contínuo por uma missão
O primeiro sinal que identifica o seu chamado para uma vocação na Igreja é o desejo. Portanto, Jesus vai incomodar o seu coração para você sentir o convite dele.
E esse não será um desejo passageiro, fogo de palha, mas sim algo que estará contigo constantemente, que encherá o seu coração de vontade para se entregar mais a Deus.
#2 – Identificação pelas realidades da vocação
Deus em sua Divina Providência te mostrará as realidades da missão e você se identificará com elas. Esse é um sinal importante de que você está na vocação certa para sua vida.
#3 – O povo de Deus confirma
A vontade de Deus é confirmada através do seu povo. Ou seja, é importante estar atento ao que estão te falando, perguntando ou sugerindo. Veja quais dons dizem que você tem.
#4 – Amar a Deus e a vida de oração
Esse é outro sinal bastante característico de uma vocação na Igreja. Amar a Deus e a vida de Oração são pontos básicos de uma missão, além disso, é com a oração e a intimidade com Deus que você irá discernir sua vocação.
#5 – Felicidade na vocação
Independentemente da sua vocação na Igreja ela te trará alegria plena. Deus jamais nos daria algo que não nos fizesse feliz, então, observe como você se sente, se a alegria está presente em seu coração.
Todos esses sinais precisam da sua atenção e do autoconhecimento. Então, se você pensa que Deus está te chamando para uma vocação na Igreja, se perceba, note os desejos e vontades que o Senhor está colocando no seu coração.
Perceba se você se identifica com os dons da vocação, não tenha medo! Faça uma experiência profunda de intimidade com Deus! Desejamos profundamente que você persevere e encontre o seu lugar no mundo e na Igreja. A Comunidade Santos Anjos está rezando pela sua vocação!
Compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer esses sinais!