
A vida fraterna e comunitária é o apoio de uma comunidade, como duas pernas que caminham juntas na mesma direção. Mas na Igreja essa realidade é composta por muitas pessoas que vivem como irmãos e formam uma só família.
Contudo, qual a referência para a fraternidade? A Trindade! Ela nos explica como se vive: três pessoas diferentes, mas que são um só Deus e transbordam a mesma essência: o amor!
De fato é mistério, mas não é um enigma que não possa ser explicado, nem vivido! Assim é a vida entre irmãos que participam de um carisma, que são diferentes, mas estão unidos em torno de um mesmo objetivo.
A vida fraterna é um dom de Deus, e quem a vive testemunha a pessoa de Cristo para os outros, se torna um outro Cristo, traz em seu rosto as marcas do Senhor. Tem mais para entender sobre vida fraterna e comunitária!
Lugar de vida fraterna e comunitária
As Novas Comunidades são fundações que reúnem vários estados de vida juntos, como: casais, sacerdotes, solteiros, celibatários, para viverem um carisma, que é um dom do Espírito Santo, uma forma própria de tornar o Evangelho vivo no mundo.
E uma das características das Novas Comunidades é uma intensa vida fraterna e comunitária que acontece entre os membros. Essa fraternidade é um sinal de gratidão pelas vidas que o Senhor deu ao carisma, e que somadas constroem a vida da Comunidade.
Logo, a vida fraterna e comunitária é um dom de Deus e como todo presente precisa ser acolhida como ela é. Ou seja, cada irmão(ã) que entrega sua vida pela Comunidade é acolhido com suas limitações e grandezas, e todos formam uma só família.
No entanto, há uma pequena diferença entre vida fraterna e vida comunitária:
- Na vida fraterna, todos participam, até aqueles que não se consagram;
- Já a vida comunitária é bem específica de quem está dentro da comunidade e entrega toda sua vida pela obra de Deus.
Não significa que a vida comunitária seja melhor ou mais exigente. Tanto uma como a outra pedem atenção, saída de si, a busca do irmão, o perdão, a participação… Tudo como fazemos em uma família, mas a vida comunitária é a partilha total de si, seja material ou espiritual.
Logo, viver em comunidade é belo, mas desafiador! Justamente porque o pecado original nos seduz para vivermos voltados para as nossas necessidades, para nós mesmos! Já a vida em comunidade nos lança a colocar o irmão mais necessitado como prioridade de vida.
A vida fraterna e comunitária na Comunidade Santos Anjos
A Comunidade Santos Anjos, como uma Nova Comunidade, é formada por membros de aliança, realidade que prioriza viver a sua consagração nas realidades seculares, em meio ao trabalho, estudos e amizades. Mas da mesma forma que uma Comunidade de Vida, vivencia a vontade de Deus em meio a vida fraterna e comunitária.
Segundo os Estatutos da Comunidade, todos abraçam a vida fraterna como experiência do Espírito. Além disso, todos estão comprometidos com esta vivência, a fim de mostrar à sociedade moderna que é possível viver como irmãos e irmãs em Cristo.
Como família de irmãos e irmãs consagrados a Deus, a Comunidade estimula e acolhe em seu interior as vocações matrimoniais, celibatárias e sacerdotais que florescem no Carisma.
Assim, todos os estados de vida convivem em plena harmonia, evangelizam juntos, rezam juntos e correspondem, segundo o seu estado de vida, à vontade Deus. Esta vivência é uma grande riqueza para a Comunidade.
A vida transborda em missão
A missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo de diversas formas. A missão do batizado é imitar a Jesus casto, pobre e obediente. E a vida consagrada abraça a missão do batizado como uma profissão, ou seja, ser outro Cristo para a humanidade, onde o Espírito quiser.
Mas o fundamento da vida cristã é o amor. Em Atos 2 diz: “vejam como eles se amam”, sendo assim, a melhor forma de anunciar Jesus sem palavras é através da vida fraterna e comunitária, porque é na convivência entre irmãos que acontece o amor de Deus.
Logo, a missão da Comunidade Santos Anjos começa na vida fraterna e comunitária dentro do Carisma e se estende a todos aqueles que o Senhor os enviar. E esse envio acontece através dos apostolados, eventos, projetos e missões próprias da Comunidade.
Por exemplo, na Casa de Maria – projeto social – acontece um encontro fraterno através da oração e da assistência social – há fraternidade! E todos se doam, seja através do trabalho ou de doações para esses irmãos. O serviço, então, alimenta a vida fraterna e comunitária!
Ide e fazei irmãos…
Agora que está mais claro o que é a vida fraterna e comunitária é hora de praticar! Você pode viver esta dimensão também na Igreja, em nossos grupos, no dia a dia… Ou seja, onde o Senhor nos presentear com irmãos na fé e, quem sabe, consagrar a vida para ser mais um Cristo para a humanidade.
Como família de irmãos e irmãs consagrados a Deus, a Comunidade estimula e acolhe em seu interior as vocações matrimoniais, celibatárias e sacerdotais que florescem no Carisma da Comunidade SANTOS ANJOS, proporcionando formação adequada para o discernimento e acompanhamento pessoal nas decisões quanto à escolha da forma de vida de cada um de seus membros.
Que tal ler também: Casal consagrado: conheça esse testemunho